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Disciplina Estudos de Mercado e Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Estudo de Mercado e do Consumidor pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de mercado de moda, a sua estrutura e segmentação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos: Definição do conceito de marca e a sua inserção no mercado de moda. Seleção e caracterização do público-alvo (critérios demográficos, geográficos, de comportamento e psicográficos); identificação do lifestyle do público-alvo e posicionamento da marca no mercado de moda. O Estudo de Mercado e do Consumidor: Concepção de um estudo de mercado. O que é um estudo de mercado. Papel dos estudos de mercado. Como fazer uma pesquisa de mercado.  Estudo de Mercado aplicados na Moda; Estudos quantitativos; Estudos qualitativos. Observação do mercado de moda; Compra comparativa (LFL - like for like); Compra oculta. Inovação e tendências do mercado de moda.O Negócio da Moda: A indústria da moda; Construção da identidade da marca; Mudanças no mercado global; Da pré-produção, à criação e ao desenvolvimento do produto moda; Distribuição do produto moda e suas estratégias; O negócio da moda no contexto digital. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Distinguir a tipologia de estudos de mercado, e saber realizar diferentes tipos de estudo de mercado aplicados no contexto de uma estratégia de marketing de moda, fazer análise crítica dos dados provenientes de estudos de mercado, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura dos negócios de moda, em particular no contexto digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Avaliação de semestre: trabalho 1 (10%) + trabalho 2 (20%) + teste ou trabalho final escrito (50%) + assiduidade/participação (20%). O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso implica o desconto de dois valores na nota do referido trabalho. Não são aceites trabalhos com mais de 24H de atraso. Os estudantes com estatuto trabalhador têm que cumprir os momentos de avaliação nas datas estipuladas. Os alunos Têm de ser pontuais, caso atraso seja superior a 15 minutos, será sempre marcada falta de comparência, mesmo que o aluno tenha interesse e autorização do docente em permanecer em aula. O uso de aparelhos digitais (telemóveis) em aula fora do contexto da matéria a ser lecionada,  é proibido. É proibido comer em aula. LER aA FUC NO MOODLE.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AGIS, D.; BESSA, D.; GOUVEIA, J.; VAZ, P. (2010), Vestindo o Futuro: Microtendências para as Indústrias Têxtil, Vestuário e Moda até 2020. VN.Famalicão: ATP. BAUDRILLARD, J.(s/d). A Sociedade de consumo, Lisboa: Edições 70. BURNS, l.; MULLET, K..; BRYANT, N. (2011), The Business of Fashion -Designing, Manufacturing and Marketing, 4th Edition. UK:Berg Publishers.DIAZ SOLOAGA, P. (2014). Comunicación y gestión de marcas de moda. Barcelona: Editorial Gustavo  
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