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Disciplina Comunicação para Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina visa a introdução à linguagem e aos processos de design de comunicação; aquisição de uma visão crítica dos processos de concepção, desenvolvimento e produção nas vertentes de impressão e ecrã; compreensão e aplicação da noção de identidade visual para a área da Moda.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de identidade visual de produção de moda em suporte estático e animado: - Metodologia projetual direcionada a projetos de logótipo e motion graphics; - Fundamentos de tipografia ? famílias, estrutura, desenho, aplicação; - Fundamentos de composição estática e animada ? forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio, movimento, sincronia, ritmo; - Fundamentos de cor ? sistemas e harmonias. 2. Guião e storyboard com vista a conceção de sequências animadas. 3. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e motion graphics, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa e vídeo motion graphics. 4. Projeto prático: idealização e aplicação de identidade gráfica para coleção de moda em suporte estático e animado.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC visa a assimilação dos princípios basilares de um projeto de identidade visual para suporte impresso e vídeo. Procura desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão a execução de projeto de identidade visual para coleção de moda em suporte impresso e vídeo. Competências: - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para impressão e vídeo motion graphics, nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição estática e animada; - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de identidade visual para suporte estático e animado; - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas dos softwares de desenho vetorial e motion graphics necessárias à correta expressão do conceito projetual; - Execução de projeto de identidade visual para coleção de moda, com expressão dos conceitos fundamentais de Design de Comunicação e rigor técnico; - Aplicação coerente da identidade desenvolvida em diferentes suportes e objetos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de desenho vetorial e vídeo motion graphics. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático individual com respetiva análise e acompanhamento em aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres. Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.
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