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Disciplina Produção de Moda II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Produção de Moda II procura desenvolver nos estudantes competências para o desenvolvimento de produtos que permitam estabelecer a sua comunicação com o mercado, com o cliente, com os pares. A realização de suportes de comunicação que apoiem a divulgação e comercialização dos produtos e coleções desenvolvidas pelo estudante é uma das preocupações em Produção de Moda II. Os estudantes irão desenvolver propostas para coleção de acessórios para Styling ou para acessorizar a coleção final e para o LookBook da marca.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Formas ou meios de Promoção de Marcas ou coleções: O catálogo; LookBook; Campanha de Marca - Imagem de Coleção; Coleção de Acessórios para Styling: Materiais, técnicas, tecnologias. Exploração de Novos materiais sustentáveis Desenvolvimento de protótipos; Técnicas, tecnologias e processos de criação de acessórios com novos materiais Constituição de equipas para Produção de Catálogos/LookBook; Desenvolvimento de acessórios e Props para Catálogo/LookBook Sessão fotográfica para realização de LookBook A escolha das imagens: pós-produção Composição Gráfica do LookBook
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC: - Perceber diversas formas que as marcas ou designers têm de apresentar, promover ou divulgar as coleções/produtos; - Saber o que é um editorial, como se constrói e a sua finalidade; - Conhecer diversos tipos e estilos de revistas bem como os editoriais aí publicados; - Perceber como se prepara um Editorial para uma revista. - Desenvolver produtos/acessórios para Styling - Conhecer novos materiais para a prática no processo criativo - Explorar novas técnicas para produção de acessórios - Participar em propjetos de investigação exploratórios.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos importantes da Produção de Moda. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostos para avaliação e com acompanhamento do docente, porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens. Os estudantes podem ser confrontados com novos desafios, nomeadamente ao nível da exploração de Novos materiais, Metodologias e práticas de Ensino-Aprendizagem inovadoras. Os desafios pressupõem que o estudante participe ativamente no seu processo de construção pessoal e profissional. Assim, o estudante deve procurar encontrar as respostas às suas necessidades para chegar à concretização do trabalho que se propõe desenvolver.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baldini, M. - A invenção da moda - as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, Lda, 2006. Dorfles, G. - A moda da moda. Lisboa: Edições 70, Lda, 1995. Dorfles, G. - Modas & Modos . Lisboa: Edições 70, Lda, 1996. Colecção Arte e Comunicação. Manzini, E. - A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993. McAssey, J., Clare, B. - Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013. Moore, G. - Promoção de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2013. Rocha, M. - Vogue Portuguesa: A construção de uma Identidade. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2011.  
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