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Apresentação
Apresentação
A UC de Laboratório de Design de Moda I tem como principal objetivo capacitar o estudante no desenvolvimento de uma coleção de autor, utilizando todas as ferramentas assimiladas durante o curso. O trabalho desenvolvido nesta UC é o culminar de todo o processo de aprendizagem no design de peças de vestuário e visa a preparação do aluno para as exigências do meio profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22995
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A pesquisa visual e elaboração de conceitos no processo criativo de moda de autor: análise e exercícios práticos de pesquisa e desenvolvimento de conceitos; 2. O processo criativo do design de moda de autor: as etapas, as variáveis, os processos e os desafios (criação de um scrapbook da coleção); 3. A importância da escolha de materiais na coleção de design de moda de autor; 4. A criação de uma coleção de moda de autor: projeto prático (criação de um book da coleção).
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Objetivos
Objetivos
1. Conhecer métodos de pesquisa visual e de pesquisa de conceitos para desenvolvimento de coleção de moda de autor; 2. Conhecer e aprofundar o processo criativo no desenvolvimento de design de autor; 3. Planificação, criação e construção de uma coleção de design de autor; 4. Conhecer e aprofundar técnicas de apresentação: desenvolvimento de uma coleção de moda de autor, desde a ideia inicial até ao produto final.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de design. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos em regime de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Jones, S. (2002). Fashion Design: O manual do estilista. GG, Leach, R.(2012). The fashion resource book. Research for design. Thames & Hudson. Munslow, J., McKelvey, K. (2012). Fashion Design process, innovation & practice. Wiley.¿ Renfrew, E., Renfrew. C. (2010). Desenvolvendo uma coleção, Fundamentos de design de moda, Bookman. Seivewright, S., Sorger, R. (2016). Research and design for fashion, Bloomsburyy. Udale. J., Sorger, R. (2006).The Fundamentals of Fashion Design. AVA Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim