-
Apresentação
Apresentação
A UC visa a exploração de soluções técnicas e conceptuais que potenciem o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais diferenciadores em contexto de Moda, com especial enfoque na criação de Fashion Films para disseminação nas redes sociais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6277-22996
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos técnicos e conceptuais que potenciem o desenvolvimento de conteúdos vídeo diferenciadores no âmbito da Moda: - Idealização e planeamento de fashion films; - Edição de som e imagem (montagem); - Realização e direção de fotografia; - Dinâmicas de grupo em projeto de âmbito fílmico; - O vídeo como fator diferenciador no lançamento de uma coleção de Moda; - Visão interdisciplinar da produção audiovisual. 2. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos vídeo para disseminação nas redes sociais; 3. Projeto prático: fashion film para apresentação de conceito de coleção de moda.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a: - Conceber e planificar, com identificação de suporte técnico respetivo, conceitos potenciadores de diferenciação no âmbito da comunicação vídeo para Moda; - Aplicar com desenvoltura técnicas e ferramentas de pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos vídeo para disseminação nas redes sociais; - Compreender e aplicar princípios de edição de imagem e áudio, realização, direção de fotografia e produção; - Aplicar sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas nos projetos práticos propostos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É uma cadeira teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos vídeo. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático, em grupos de 3, com acompanhamento em aula. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um Fashion Film em grupos de 3 alunos/as com rotação de tarefas — realizador, assistente de câmara e assistente de produção — e de um exercício individual. Só serão aceites trabalhos para avaliação quando entregues na data prevista.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mercado, G. (2019). The filmmaker's eye: The language of the lens. Routledge. Murch, W. (2005). In the Blink of an Eye. Silman-James Press, Chion, M. (2009). Film: A Sound Art. New York, Columbia University Press. Soloaga, P., Guerrero, L. (2016). Fashion films as a new communication format to build fashion brands. Communication & Society. 29 (2), 45-61.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim