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Disciplina Moda Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer os profissionais do design de moda em Portugal. Capacidade para entender a dimensão da linguagem e da comunicação que se operam através da moda e sua relação com o outro e com o mundo do imaginário da cultura contemporânea.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conhecimento sobre a atualidade da Moda no Mundo e em Portugal: Estratégia de implementação das marcas internacionais e nacionais, no mercado transversal; Visão da identidade local e internacional: Moda francesa; Moda inglesa; Moda italiana; Moda japonesa; Moda portuguesa; Contacto com a realidade de Designers de Moda nacionais;  
  • Objetivos

    Objetivos

    A moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais;  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - 20%  Trabalho final - 60%  Apresentação Oral - caso seja definido que existe apresentação oral de algum ou de todos os trabalhos obrigatórios, de frisar que os alunos terão de expor os seus trabalhos em contexto de aula, a definir pelo docente, em frente à restante turma, sujeitos a perguntas por parte do docente ou docentes. A nota deste momento de avaliação pode estar inserida na nota final dos trabalhos ou ter uma avaliação distinta. Debate e participação em aula - 10% Assiduidade - 10%  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Costa, António Firmino da 2001, Sociologia , «O que é», Quimera, Lisboa; Baudelaire, Charles 2006, A invenção da modernidade , Relógio d?água; Duarte, Cristina L. 2004 , Moda , O Que É, Quimera, Lisboa; Duarte, Cristina L. 2006, Moda Portuguesa, CTT, Lisboa; Lipovetsky, Gille 2006, Le Bonheur Paradoxal - Essai sur la société d ¿hyperconsommation, Gallimard, Paris;  Dorfles, Gillo 1974, Oscilações do Gosto, Livros Horizonte, Lisboa;  Dorfles, Gillo 1988, A moda da moda, ed.70, Lisboa;   
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