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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Gestão de Projeto visa dotar os estudantes de competências ao nível da organização dos processos e procedimentos para a planificação, desenvolvimento e acompanhamento de coleções. O processo criativo em moda é alvo de análise, reflexão e organização no sentido da construção de novos produtos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-7428
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos A gestão de projetos na indústria da moda contemporânea. Breve análise histórica e sociológica da indústria da moda desde os finais do séc.XX às primeiras duas décadas do séc. XXI. Introdução às principais etapas da gestão de projetos. As etapas da gestão de projetos, desde a ideia inicial até à análise de marcas concorrentes: identificar os riscos; os pontos fortes e fracos de um projeto; a gestão do tempo; a gestão de recursos humanos, de custos de riscos e de investimentos. O planeamento e gestão de um projeto criativo. Princípios de gestão de marca. Design e direitos autorais. A previsão de tendências na indústria da moda. O processo de previsão e apresentação de tendências. A previsão de tendências enquanto ferramenta. O processo de moda representado no organograma das metodologias de projeto de Design de Moda, desde o briefing, passando pela aquisição das matérias-primas, até ao consumidor final. clear
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Objetivos
Objetivos
1. Identificar os principais conceitos e etapas da gestão de projetos na indústria da moda; 2. Conhecer os fundamentos da gestão de projetos; 3. Conhecer a previsão de tendências enquanto ferramenta para a gestão de projetos; 4. Identificar as principais etapas do processo de moda
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será desenvolvida através de sessões expositivas, discussão e análise da matéria dada como introdução de cada fase prática (acompanhamento de desenvolvimento de coleção). A avaliação é contínua e a classificação final será obtida ponderando a classificação: empanho/assiduidade (10%), exercício individual: mini avaliações de apresentação de 3 fases de desenvolvimento de coleção tendo por base o plano programático (30%) , dossier de gestão de coleção final: com detalhe e memória descritiva de cada fase que irá desde o desenvolvimento criativo até à fase de estratégia comercial (60%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DILLON, Susan – Princípios de Gestão de Negócios de Moda, GG moda,Editorial Gustavo Gili, 2012. ERNER, Guillaume – Sociologia das tendências, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2015. MEADOWS, Toby- Como montar e gerenciar uma marca de moda, 2ª Ed., Bookman, 2014 MIGUEL, António – Gestão Moderna de Projetos. Melhores técnicas e práticas (8ª edição atualizada), FCA, 2019 MOORE, Gwyneth – Promoção de moda, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2013.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim