-
Apresentação
Apresentação
A Ordem jurídica subjacente à EU faz parte integrante da realidade política e social dos 27 Estados-Membros, sendo Portugal um desses Estados. O Direito da União Europeia pretende capacitar os alunos para conhecerem a génese e o processo de integração europeia e compreenderem a estrutura organizatória e normativa da União Europeia após o Tratado de Lisboa. Igualmente, a compreensão dos textos legais de direito europeu, que revestem especial complexidade, exigirão dos discentes uma análise e interpretação cuidada. Compreender os valores da União e os domínios de atuação, a forma como os Estados interagem entre si e interagem com as Instituições da União Europeia são aspetos essenciais para a compreensão da importância da União Europeia e da sua atuação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP288-13712
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Génese e evolução da integração europeia II. Estrutura institucional e procedimentos de decisão da União Europeia III. A ordem jurídica da União Europeia: natureza jurídica do direito da União, princípios estruturantes e fontes de direito IV. Direito material e políticas da União Europeia: perspetiva geral V. A União Europeia e os desafios globais da atualidade
-
Objetivos
Objetivos
A: O Direito da União Europeia será apresentado como um direito vigente na ordem jurídica interna, pelo que deverá ser assimilado, por todos intervenientes do espaço jurídico e do sistema judiciário, como tal. B: Os discentes devem ser capazes de compreender o contexto da génese e evolução da União e do seu edifício jurídico, a sua estrutura institucional e orgânica, os princípios essenciais do direito da União, compreender as fontes e o processo legislativo e de tomada de decisão na União e os aspetos essenciais do direito material da União. C: Os discentes devem desenvolver uma atitude crítica perante a matéria lecionada, problematizar as questões mais controvertidas e entender a dinâmica social, política e económica que condiciona as políticas e a atuação da União. D: Os discentes devem conseguir aplicar os seus conhecimentos de direito da União na resolução de casos e problemas práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1: Interação com documentos, bases de dados e recursos informativos/multimédia oriundos das instituições da União Europeia, com o objectivo de habituar de forma prática dos alunos à atividade e formas de funcionamento da União. 2: Simulação de processos de tomada de decisão na União e do processo legislativo ordinário.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bibliografia base: Gorjão-Henriques, Miguel, Direito da União. História, Direito, Cidadania, Mercado Interno e Concorrência, Almedina, 9.a Ed., 2022 Machado, Jónatas. Direito da União Europeia. Gestlegal. 4.a Ed., 2022 Legislação essencial: Constituição da República Portuguesa Tratado da União Europeia (TUE) Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFEU) Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não