-
Apresentação
Apresentação
O DIP disciplina as relações entre Estados, bem como a organização e funcionamento das organizações internacionais. A proteção internacional do indivíduo através de um sistema universal de direitos humanos é também objecto deste ramo do direito. Neste contexto, a presente unidade curricular incide sobre a compreensão: da evolução do direito internacional até à sua atualidade, com referência a conflitos internacionais e aos meios para a sua resolução pacífica; da importância da norma internacional como requisito da existência de uma comunidade internacional regida pelos mesmos princípios universais em prol da paz mundial; da subjectividade internacional e dos regimes jurídicos da segurança colectiva, uso força, responsabilidade internacional dos Estados. Assim, o DIP é fundamental na formação do jurista que pretende exercer advocacia internacional, diplomacia, assessoria jurídica governamental ou em organizações internacionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP288-1884
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Direito Internacional Público (DIP) Noção, Contéudo e Características Desenvolvimento Histórico e Atualidade do DIP 2. A Norma Internacional As Fontes do DIP à luz do artigo 38º do Estatuto do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) As Relações entre as Fontes A Relação entre o DIP e o Direito Interno dos Estados 3. A Força da Norma Internacional Hard Law e Soft Law Costume e Jus Cogens Direito dos Tratados A Interpretação e Aplicação dos Princípios à luz da Jurisprudência do TIJ 4. Os sujeitos de DIP Subjectividade Internacional Estado: criação, autodeterminação, reconhecimento, direitos, extinção e sucessão Organizações Internacionais Indivíduo e outros sujeitos de DIP 5. Regimes Jurídicos Internacionais Segurança Colectiva e Uso da Força Responsabilidade Internacional dos Estados
-
Objetivos
Objetivos
Abrir caminho para a especialização profissional, académica e científica dos alunos em Direito internacional público. Habilitar os alunos com as competências de compreensão das matérias tradicionais e atuais de direito internacional público, de preparação para aplicação dos conhecimentos adquiridos à praxis jurídica, bem como dota-los de uma formação consistente, suscitando a sua capacidade crítica e de análise neste domínio do direito. Os estudantes serão capazes de interpretar a jurisprudência do Tribunal Internacional de Justiça, compreender o direito dos tratados, a responsabilidade internacional dos Estados aplicada às problemáticas ambientais, o funcionamento da Organização das Nações Unidas, a importância e valor da norma internacional e dos mecanismos de resolução pacífica de conflitos no contexto da complexidade das relações entre Estados, bem como a dimensão da proteção do indídivuo e a ação do Tribunal Penal Internacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de casos reais com utilização do material tecnológico disponível em sala e testemunhos de oradores convidados. A partir destes casos reais, os alunos têm de trabalhar numa problemática baseado no caso real. Escrevendo um texto com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. O resultado desta interação entre professor, aluno e informação dos terceiros convidados será objecto de um texto final que será ponderado no segundo momento de avaliação contínua. O objectivo desta prática é colocar o aluno frente às problemáticas de dip actuais do mundo real de forma a que este possa melhor compreender as matérias de DIP.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Catherine Maia e Robert Kolb (2016). O Estatuto Internacional da Provincia Angolana de Cabinda à luz do DIP. Almedina André G. Pereira e Fausto de Quadros (2015) Manual de Direito Internacional Público. Almedina Jorge B. Gouveia (2022) Manual de Direito International Público. Almedina Lígia C. Abreu et. al (2020) Manual de Regimes Jurídicos Internacionais. Universidade Católica Editora Lígia C. Abreu et. al (2020) Questões, Casos e Materiais. Universidade Católica Editora Lígia C. Abreu (2022) . Direito dos Tratados. Sebenta de DIP. Volume II. ULP Manuel A. Ribeiro e Francisco P. Coutinho (2017) Jurisprudência resumida do TIJ. D. Quixote Paulo de Brito (2024) International Law: the lost metaphor? Reflections on the current wars. IN Adapting to Change Business Law Insights from Today's International Legal Landscape, ADJURIS. https://www.adjuris.ro/books/acbl/Adapting%20to%20Change%20Business%20Law%20Insights.pdf Waldimir Brito Dieito (2014) Internacional Público. Almedina
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não