-
Apresentação
Apresentação
O objetivo central é possibilitar que os estudantes compreendam e dominem os principais tópicos e as técnicas essenciais relacionados à teoria da firma e à análise das organizações econômicas em ambientes competitivos. Serão trabalhados conceitos, indicadores e previsões referentes aos contextos setoriais, à estrutura de mercado, à dinâmica concorrencial e às estratégias empresariais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-11345
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Teoria da Firma/empresa e seus subtópicos (conceitos: maximização de lucros, função produção, custos) 2. Introdução a análise de competitividade de Porter (matriz de análise de mercado) 3. Introdução a Estratégia empresarial 4. Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva 5. Função financeira da empresa (análise de investimento, prévia introdução de análise de investimentos)
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 1. OA1: Compreender os principais conceitos sobre a existência, organização e funções da empresa. 2. OA2: introdução aos contextos de mercado e os processos de concorrência. 3. OA3: Apresentar as ferramentas, instrumentos e técnicas de avaliação económica e financeira de ativos reais para tomada de decisão 4. OA4: Apresentar o posicionamento estratégico e os modelos de negócio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia usada no suporte ao processo de ensino-aprendizagem é o estabelecimento de relações entre a teoria e a realidade das empresas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley. - Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press. - Lawrence, Gitman et al. (2018). Introduction to business, Openstax, ISBN -10 1 -947172-54-9
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não