-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações, dando uma perspetiva evolutiva desde os princípios de uma gestão que procurou fundamentos científicos para analisar, compreender e sistematizar o conhecimento dos comportamentos das pessoas, das organizações e da sua interação com a economia e a sociedade envolvente, até aos dias de hoje.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-11345
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Empresa: O que é e os seus objetivos; A formação de uma empresa; O ciclo de vida do produto e da empresa. 2. Perspetiva histórica da evolução das Teorias Organizacionais: A abordagem clássica de Taylor, Fayol e Max Weber; O Movimento das Relações Humanas; A abordagem psicológica; A abordagem Sistémica; A abordagem Contingencial; A Gestão pela Qualidade Total. 3. Gestão Estratégica: O que é a estratégia; Fundamentos da estratégia empresarial; Análise do Meio e da empresa; Objetivos; Estratégias de Negócio, Estratégias Corporativas e Estratégias de Reestruturação. 4. Funções elementares da Gestão: Gestão de Marketing; Gestão de Operações; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos. 5. Desenho Organizacional: A estandardização das tarefas; A formalização; A planificação e o controlo; A tomada de decisão; A forma estrutural; As estruturas organizacionais. 6. A Gestão das Organizações do Terceiro Setor
-
Objetivos
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações. Esta unidade constitui um ponto de partida muito útil no processo contínuo de aprendizagem dos alunos acerca da gestão e comportamento das organizações, e da sua interação com as economias em que se inserem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia usada no suporte ao processo de ensino-aprendizagem é o estabelecimento de relações entre a teoria e a realidade das empresas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, Filipe (Coordenador) (2016). Introdução à Gestão das Organizações, 4ª edição, Escolar Editora. ISBN 978-972-592-513-3. Lawrence, Gitman et al. (20218). Introduction to business, Openstax, ISBN - 10 1 -947172-54-9
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não