filmeu

Disciplina Introdução à Empresa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações, dando uma perspetiva evolutiva desde os princípios de uma gestão que procurou fundamentos científicos para analisar, compreender e sistematizar o conhecimento dos comportamentos das pessoas, das organizações e da sua interação com a economia e a sociedade envolvente, até aos dias de hoje.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Empresa: O que é e os seus objetivos; A formação de uma empresa; O ciclo de vida do produto e da empresa. 2. Perspetiva histórica da evolução das Teorias Organizacionais: A abordagem clássica de Taylor, Fayol e Max Weber; O Movimento das Relações Humanas; A abordagem psicológica; A abordagem Sistémica; A abordagem Contingencial; A Gestão pela Qualidade Total. 3. Gestão Estratégica: O que é a estratégia; Fundamentos da estratégia empresarial; Análise do Meio e da empresa; Objetivos; Estratégias de Negócio, Estratégias Corporativas e Estratégias de Reestruturação. 4. Funções elementares da Gestão: Gestão de Marketing; Gestão de Operações; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos. 5. Desenho Organizacional: A estandardização das tarefas; A formalização; A planificação e o controlo; A tomada de decisão; A forma estrutural; As estruturas organizacionais. 6. A Gestão das Organizações do Terceiro Setor
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo desta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações. Esta unidade constitui um ponto de partida muito útil no processo contínuo de aprendizagem dos alunos acerca da gestão e comportamento das organizações, e da sua interação com as economias em que se inserem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia usada no suporte ao processo de ensino-aprendizagem é o estabelecimento de relações entre a teoria e a realidade das empresas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, Filipe (Coordenador) (2016). Introdução à Gestão das Organizações, 4ª edição, Escolar Editora. ISBN 978-972-592-513-3. Lawrence, Gitman et al. (20218). Introduction to business, Openstax, ISBN -  10 1 -947172-54-9
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios