-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina tem dois objetivos fundamentais: 1.º explorar uma visão transversal e aplicação dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 2.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais. Relativamente ao primeiro ponto, pretende-se estender os conhecimentos já adquiridos sobre ¿teoria dos jogos¿ na disciplina de Organização Industrial, desenvolvendo os conteúdos e as áreas de aplicação. Introduz-se uma perspetiva aprofundada e mais ampla da teoria dos jogos e explora-se o comportamento estratégico dos diferentes agentes e instituições que atuam na economia. Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas com o mercado e na atuação do Estado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT32-17564
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao comportamento estratégico 1.1. O processo de decisão em economia 1.2. Os limites à racionalidade e a economia comportamental 2. Introdução à teoria dos Jogos 2.1. Estrutura/regras de um Jogo 2.2. Tipos de Jogos 3. Jogos Estáticos, sequenciais e informação 3.1. Representação de um jogo 3.2. Jogos com estratégias puras e mistas 3.3. Jogos com estratégicas contínuas: 3.4. A colusão e a sua sustentação 3.5. Jogos Dinâmicos, repetidos e reputação 3.6. Risco Moral e Seleção Adversa 4. Criação de mercados e Leilões 4.1. Tipos de leilões, 4.2. Análise de eficiência 4.3. Construção de leilões 5. Comportamento e racionalidade 5.1. Dois processos de decisão 5.2. Racionalidade limitada e heurísticas 6. Preferências, risco, e tempo 6.1. As preferências do decisor 6.2. Decisão e risco
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais da Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão adquir competências para: 1. Identificar de situações de decisão estratégica; 2. Estruturar um processo de decisão individual e de um processo de decisão estratégica 3. Identificar a relevância comportamental na tomada de decisão 4. Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões 5. Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão 6. Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica; 7. Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica; 8. Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estudos de caso para discussão em aula. Os alunos são encorajados, através de exemplos, a estabelecer a relação entre os princípios teóricos e a realidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Varian, Hal (2019), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th ed., W W Norton & Co Fiani, Ronaldo (2015), Teoria dos Jogos Com aplicações em Economia, Administração e Ciências Sociais (4ª Edição), Elsevier Dhami, Sanjit (2016), The Foundations of Behavioral Economic Analysis, Oxford University Press Kahneman, Daniel (2014), Pensar, Depressa e Devagar, Temas e Debates Rasmussen, Eric (2007), Games and Information, Blackwell Publishing, Oxford, UK Gibbons, Robert (1992), A primer in Game Theory, Harvester Wheatsheaf, UK Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), Behavioral Economics and Its Applications, Princeton University Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não