-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina apresentam-se e discutem-se os instrumentos fundamentais de modelação do comportamento económico dos consumidores. Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão dos processos de decisão dos consumidores (famílias) quando estes adequam a utilização dos seus recursos escassos à satisfação de necessidades múltiplas. O aluno deve adquirir os conhecimentos fundamentais no âmbito da teoria do consumidor, que permitam compreender o processo de decisão de consumidor e a construção da curva da procura. Uma vez determinada a curva da procura, estuda-se o equilíbrio de mercado numa análise de estática comparada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-2921
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0. ENQUADRAMENTO DO ESTUDO DA ECONOMIA 1. Mercado 1.1. A Procura e a oferta 1.2. Equilíbrio e análise de estática comparada 1.3. Eficiência 1.4. Elasticidades 1.4.1. Preço da procura 1.4.2. Rendimento 1.4.3. Cruzada 1.5. Excedente do consumidor e do produtor 2.TEORIA DO CONSUMIDOR. 2.1. O Consumidor racional 2.2. Restrição Orçamental 2.3. Preferências do consumidor 2.4. Função índice de utilidade 2.5. O Equilíbrio do Consumidor 2.6. A Curva da Procura ordinária 2.7. Preferências reveladas 2.8. A Curva da Procura Compensada 2.9. Excedente do Consumidor 2.10. Procura de mercado 2.11. Equilíbrio de mercado
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina concentra-se nos instrumentos fundamentais da análise microeconómica do comportamento dos consumidores. Neste sentido pretende-se que os alunos: Compreendam o conceito de consumidor racional e os seus fundamentos Apreendam o conceito de função de utilidade e de relação de preferências Apreendam o conceito de escolha optima Compreendam a construção da curva da procura e os fatores que a influenciam Compreendem o funcionamento do mercado e o papel dos consumidores
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta disciplina privilegia o ensino teórico-prático suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos. A exposição teórica é acompanhada pela discussão de casos práticos e pelo desenvolvimento de aplicações numéricas que aumentem a sensibilidade dos alunos para os temas em análise. Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria lecionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão. Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame. A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação: 4 exercícios a resolver no decurso das aulas e dois teste escrito, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna, 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer [Varian, Hal , “Intermediate microeconomics: A Modern Approach”, W W Norton & Co Incl] Frank, Robert H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª. ed., Lisboa: McGraw-Hill. [Frank, Robert , “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill] Mateus, Abel e Mateus Margarida (2001), “Microeconomia: teoria e aplicação I”, Verbo
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim