-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Macroeconomia II tem como objectivo o estudo da macroeconomia a nível intermédio, preparando os alunos para a transposição dos conhecimentos teóricos obtidos para a análise da realidade económica, recorrendo-se ao estudo de casos e à realização de um seminário, em que as comunicações serão apresentadas pelos alunos, para melhor prossecução deste objectivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-2923
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa da Disciplina 1- Economia Aberta com Preços Fixos 2 - Economia Aberta com Preços Flexíveis 3- A Condução da Política Macroeconómica 4 - Política de Estabilização 5 - Interdependência Económica e Coordenação de Políticas 6 – O Crescimento Económico no longo prazo 7 – O Modelo de Solow 8 – O Modelo de Crescimento Endógeno 9 – O Modelo de Ramsey-Cass-Koopmans 10 – O Modelo de Diamond 11 – A Nova Teoria do Crescimento 12 – Estudo de Casos 13 - Seminário de Macroeconomia
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina de Macroeconomia II apresenta alguns modelos de crescimento económico de longo prazo e faz a ligação entre a teoria económica e a realidade económica portuguesa e mundial, recorrendo-se ao estudo de casos. Assim, os alunos obtêm um conjunto de competências técnicas no campo da análise e definição de políticas macroeconómicas, enquadrando o seu conhecimento teórico na realidade global. O trabalho de investigação conducente à apresentação de comunicação ao seminário representa uma experiência potencialmente enriquecedora para o aluno interessado, constituindo-se como uma oportunidade de realizar um trabalho focado na análise da evolução económica, fornecendo um palco para discussão com os seus pares. O aluno deve ser capaz de avaliar criticamente argumentos económicos alternativos sobre problemas económicos contemporâneos, bem como conhecer as implicações teóricas no desenho da política económica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise de notícias económicas semanais a realizar pelos alunos no inicio de cada aula, comentando os principais desenvolvimentos da economia global.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mankiw, N. Gregory (2021), Macroeconomics, 10th edition, McGraw-Hill, New York Romer, D. (2001), Advanced Macroeconomics, McGraw Hill, New York Ahir, H (2021), Macroeconomic research in low-income countries : advances made in five key areas through a DFID-IMF collaboration, International Monetary Fund Babb NR and AK Detmeister (2017), ‘Nonlinearities in the Phillips Curve for the United States: Evidence Using Metropolitan Data’, Board of Governors of the Federal Reserve System Finance and Economics Discussion Series No 2017-070. Ball L and NG Mankiw (1994), ‘Asymmetric Price Adjustment and Economic Fluctuations’, The Economic Journal, 104(423), pp 247–261. Pescatori, A., D. sandri, and J. simon, (2013), “Debt and growth: is There a magic Threshold?” IMF working paper Romer CD and J Bernstein (2009), ‘The Job Impact of the American Recovery and Reinvestment Plan’, Report, 9 January.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não