-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende: Desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua inglesa. Proporcionar ferramentas comunicacionais para se exprimir eficaz, cortes e profissionalmente em língua inglesa, em situações de apresentação formal e "perguntas e respostas" que se lhes sigam. Dar a conhecer o mundo dos media (nomeadamente, jornais e revistas em língua inglesa - RU e EUA), bem como fontes alternativas de notícias, e refletir sobre problemáticas relativas ao mundo da informação noticiosa (fake news, literacia mediática, por exemplo) . Apetrechar o estudante com estratégias de descodificação das manchetes mais comuns em jornais de língua inglesa e de redação de curtos artigos. Capacitar o estudante para trocar pontos de vista e opiniões sobre um tópico da sua área de formação em inglês.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT32-3133
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentações formais 1. tipos e considerações prévias 2. marcas de uma boa apresentação - ideias chave 3. a estrutura da apresentação - início, desenvolvimento, conclusão 4. Perguntas e respostas 5. Utilização e apresentação de dados em formato visual 5.1. tipos de visuais 5.2. apresentar/discutir estatísticas e tendências. 2. O mundo contemporâneo nos meios de comunicação social - nomedamente, imprensa escrita em língua inglesa (RU e EUA) 1. como nos informamos sobre os acontencimentos atuais? Tipos de meios de comunicação social - jornais, revistas, e outras fontes de informação noticiosa 2. primeiras páginas, capas e manchetes 3. tópicos actuais - problemáticas relativas ao campo da informação noticiosa (bias e diversidade nas notícias) 4. a estrutura e escrita de artigos.
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir/desenvolver são: Capacidade de se exprimir com fluência, clareza e concisão; Capacidade de realizar apresentações formais, claras e bem-estruturadas, utilizando linguagem adquada para sinalizar etapas da apresentação e criar impacto; Capacidade de fazer intervenções críticas, de forma clara e bem estruturada, utilizando vocabulário e estratégias linguísticas adequadas à discussão de pontos de vista e de propostas; Capacidade de identificar os principais tipos de jornais e revistas em língua inglesa (RU e EUA); Capacidade de compreender e interpretar manchetes de jornais em língua inglesa; Capacidade de aplicar espírito crítico na receção de notícias e entendê-las no contexto do meio em que se apresentam; Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e propostas oralmente, e por escrito.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bruce, A. & Love, S. (2023). Presentation Essentials. New York: McGraw-Hill. Ceramella, N. & Lee, E. (2008). Cambridge English for the the Media . Cambridge: Cambridge University Press. Emmerson, P. (2009). Business Vocabulary Builder . London: Macmillan. Grussendorf, M. (2007). English for Presentations . Oxford: Oxford University Press. Mascull, B. (2017). Business Vocabulary in Use. 3rd edition. Cambridge: CUP. O Keeffe, M, Lansford, L. et al (2018). Business Partner L-B1 . n.p.: Pearson-FT Publishing. Potter, W.J. (2019). Media Literacy. 10th ed. Thousand Oaks: Sage Publications Powell, M. (2011). Presenting in English. How to give successful presentations. Andover: Cengage Learning. Artigos de jornais e revistas em língua inglesa (The Times, The Guardian, Time, The Economist, The Atlantic, HuffPost).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não