filmeu

Disciplina Econometria I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios de algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de relações económicas lineares usando dados seccionais. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas, mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos usando dados reais. Constituem objectivos acessórios o reforço da capacidade de incorporar os postulados da teoria económica em modelos matemáticos e estatísticos com vista à quantificação, a aprendizagem dos métodos e técnicas de análise da regressão linear, na dupla perspectiva da estimação e da inferência, e, na medida do possível, a familiarização com meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução; CP2. O Modelo de Regressão Linear Simples; CP3. O Modelo de Regressão Linear Múltipla; 3.1. Estimadores de mínimos Quadrados dos coeficientes de regressão 3.2. Coeficientes de determinação 3.3. Hipóteses do Modelo 3.4. Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados dos coeficientes da regressão 3.5. Estimador da variância dos termos de perturbação CP4. Analise estatística do modelo de regressão linear 4.1. Testes de hipóteses sobre coeficientes individuais 4.2. Testes de Hipóteses sobre combinação lineares de parâmetros. 4.3. Testes de significância conjunta 4.4. Testes de igualdade dos coeficientes de duas regressões CP5. Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas; CP6. Heteroscedasticidade; CP7. Testes de correção do problema de Heteroscedasticidade
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA2. Saber como avaliar e seleccionar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA3. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e de choques exógenos. OA4. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos. OA5. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; Ativas, com realização de trabalhos de grupo; Experimentais com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico STATA Ensino invertido em algumas (3) sessões de aula por nparte do aluno envolvendo o, a realização de um relatório de econometria aplicado à economias reais com uso de software econométrico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: A Modern Approach", 7th Ed., Cengage Learning.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios