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Apresentação
Apresentação
A Gestão de Operações e da Produção (GOP), ou simplesmente Gestão de Operações (GO), ocupa-se do desenho, gestão e melhoria contínua dos processos que permitem criar e entregar ao cliente os produtos e serviços da empresa. De uma forma simples, a GO é a função na empresa com a responsabilidade de produzir e entregar os seus produtos e serviços aos seus clientes. Abrange as operações ao longo da cadeia de abastecimento e promove o relacionamento com fosos os fornecedores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT32-3687
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos I. Introdução à gestão de Operações. Conceitos básicos: Operações e Produtividade; Estratégia de negócio e Operações. Técnicas para a Gestão de Projetos: CPM/ PERT; Compromissos custo - tempo. II. Análise e Gestão de Processos. Análise de processos. Gestão da Qualidade: Controlo Estatístico da Qualidade (CEQ); Metodologia 6-sigma de melhoria contínua. Filas de Espera: Modelos MM1 e MMS. Planeamento Agregado: Estratégias de perseguição e nivelamento. Programação e Controlo de Operações: Regras de Sequenciamento. III. Gestão da Cadeia de Abastecimento: Conceitos. Técnicas de produção Lean : JIT, Kanban. Gestão de Stocks: Lote económico; Modelos de quantidade fixa, procura constante e aleatória; Modelo de período fixo, procura aleatória.
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Objetivos
Objetivos
Aquisição de conceitos, modelos e técnicas de gestão de operações que permitam a compreensão e participação nos processos de melhoria do funcionamento das operações de empresas industriais e de serviços.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas teóricas com apoio à recursos multimidia. Solução de exercícios Casos de estudo Solução de problemas através da aplicação de métodos de Aprendizagem Autodirigida para compreensão dos conteúdos. Visita técnica de estudos Masterclass com convidado do meio industrial. Avaliação de conhecimentos feita através de um teste individual escrito sobre toda a matéria dada (50%); Participação e resolução dos problemas/casos e exercícios dados nas aulas (50%); Aprovacão na disciplina com média final de 10 ou mais valores, conforme Regulamento de Avaliação em vigor na Universidade Lusófona. Alunos com frequência menor de 70% durante o período letivo não estarão habilitados à realização do exame de recurso (salvo situações específicas justificadas e protegidas por legislação vigente). Avaliação em exame: prova escrita, com aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Jacobs , F. & Chase, R. (2024). Operations and Supply Chain Management (17th edition). McGraw-Hill. Ada, E., Sagnak, M., Mangla, S. K., & Kazancoglu, Y. (2021). "A circular business cluster model for sustainable operations management", International Journal of Logistics Research and Applications, 27(4), 493–511. Garrido, S., Muniz, J., Ribeiro, V.B. (2024). "Operations Management, Sustainability & Industry 5.0: A critical analysis and future agenda", Cleaner Logistics and Supply Chain, 10, 100141. Sodhi, M. S. & Tang, C. (2024). "Seeking and Exploiting Synergies Among the UN Sustainability Development Goals: Research Opportunities for Operations Management". Production and Operations Management, 33(4), 962-978.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não