-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais tem como principal objectivo consciencializar os alunos para a necessidade imediata e incluir as variáveis ambientais no processo de tomada de decisão.Tendo em conta que a maioria dos problemas ambientais actuais têm origem no comportamento humano e na economia, pretende-se mostrar aos alunos que é possivel mudar o nosso comportamento de forma a ter um crescimento economico sustentável e compativel com o equilibrio ambiental. Esta unidade curricular tem uma importancia extrema na formação dos alunos de economia, uma vez que é urgente uma mudança de comportantamento quer a nivel individual que a nivel economico, mesmo que isso signifique numa primeira instancia um decrescimento económico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-5799
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução 2. Principais Problemas Ambientais e Soluções 3. Eficiência e Mercados 4. Falhas de Mercado: Externalidades, Bens Públicos e Instrumentos de Política do Ambiente 5. Instrumentos de Controlo da Poluição em Informação Perfeita 5.1. O Problema da Poluição. 5.2. Definição de Poluição 5.3. Instrumentos de Política Económica e os seus Objetivos 6.Teoria da Procura Ambiental 6.1. Disponibilidade a Pagar 6.2. Tipos de bens ambientais 6.3. Medidas de procura 6.4. Procura por bens ambientais 7. Métodos de valorização do Ambiente 7.1. Método do Preço Hedónico 7.2. Método da Valorização Contingente 7.3. Método do Custo de Transporte 8. O Desconto do Futuro 8.1. As consequências do desconto. 8.2. Desconto ao longo de vários períodos. 9. Os Recursos Naturais. 9.1. Recursos não renováveis 9.2. Recursos renováveis 9.3. Energias renováveis 9.4. Economia das pescas 10. Considerações finais
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer os problemas ambientais e os seus impactos na economia. Alertar para a importância das variáveis ambienteOs alunos e recursos naturais nas decisões económicas e introduzir a consciência ambiental. Pretende-se que o aluno identifique os problemas ambientais, reconheça os seus impactos na economia e desenvolvimento económico e saiba delinear soluções e percursos sustentáveis para a economia tendo em conta o equilíbrio ambiental. Os alunos deverão: Perceber a importância da inclusão da variável ambiente nas decisões económicas. Adquirir conhecimento sobre as formas de regulamentação de problemas ambientais. Adquirir conhecimento sobre o instrumental analítico relevante.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de estudo de casos para discussão em aula. Os alunos são encorajados, através de exemplos, a estabelecer uma relação entre os princípios teóricos e a realidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
FIELD, Barry and Martha Field, Environmental Economics, McGraw Hill, 8 edition. 2020 KOLSTAD, Charles, Environmental Economics,OUP USA; 2 edition. 2010 BJORNDAL, Trond et als., Advances in Fisheries Economics, Blackwell Publishing, 2007 BJORNDAL, Trond and Munro, Gordon, The Economics and Management of World Fisheries. Oxford University Press. 2012 TITENBERG, Tom and Lynne Lewis, Environmental & Natural Resource Economics, Routledge; 11 edition, 2018 NEHER, Philip, Natural Resource Economics; Conservation and Exploitation, Cambridge University Press, 1993 BAUMOL, William J., OATES Wallace E., The Theory of Environmental Policy, Cambridge University Press, 1993. HARRIS, Jonathan M., Environmental and Natural Resource Economics: a Contemporary Approach, Routledge; 4 edition. 2017
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim