-
Apresentação
Apresentação
A disciplina pretende que os alunos adquiram conhecimentos sobre o processo de integração europeia, a sua história e evolução, os seus fundamentos económicos teóricos e o seu impacto, nomeadamente para Portugal. Com base no conhecimento prévio em economia, pretende-se que os alunos compreendam a realidade europeia e analisem e discutam os seus principais desafios e oportunidades num contexto de globalização e alterações geopolíticas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT32-6871
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação 1. Porquê estudar a economia europeia? 2. Conhecer a União Europeia (UE): História, Instituições, Legislação e Processo de decisão. História da UE e fases de integração europeia. Instituições e tomada de decisão. O Orçamento da UE Factos, desafios e oportunidades. 3. O Mercado Único Europeu (MUE) Fundamentos económicos, barreiras e oportunidades. História e características do MUE. Políticas subjacentes ao MUE. Impacto do MUE. 4. A União Económica e Monetária (UEM) Breve revisão de economia monetária. Áreas monetárias óptimas. História e características da UEM. Política fiscal e Pacto de Estabilidade e Crescimento. Crise do Euro e União Bancária. 5. Coesão económica e social na União Europeia. 6. A experiência de Portugal na União Europeia e no Euro. 7. A União Europeia no mundo: desafios actuais e futuros. Prioridades da UE 2019-2024 Globalização e competitividade Outros desafios.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos irão contactar com a realidade da União Europeia, conhecer o processo de integração europeia, compreender as principais características do mercado único e da união económica e monetária. No final da disciplina, os alunos devem poder: Conhecer a história e o processo de integração europeia. Conhecer o papel das instituições europeias, o processo de tomada de decisão e os diferentes tipos de legislação europeia. Saber dados relevantes sobre a União Europeia e o seu orçamento. Compreender a história, o racional e as caracteríscticas do mercado único europeu e da união económica e monetária. Compreender a experiência portuguesa na União Europeia e no Euro. Analisar as principais prioridades, desafios e oportunidades da União Europeia no actual contexto internacional. Aplicar os conhecimentos na análise de problemas práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina combina métodos expositivos e activos, que incluem a exposição aos alunos da história, racional e características da integração europeia, bem como a envolvência activa dos alunos na preparação e apresentação em aula de um tópico relevante sobre a economia europeia. Os alunos terão oportunidade de ter uma experiência de investigação que termina na apresentação em aula, proporcionando-lhes potenciar a descoberta dos temas, retenção de conhecimentos e aplicação dos conceitos aprendidos a casos práticos. Adicionalmente, os estudantes terão de compreender artigos de economia, que exigem a utilização de conhecimentos obtidos durante a licenciatura, promovendo a capacidade de análise e discussão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baldwin, R. and C. Wyplosz, The Economics of European Integration, McGraw Hill
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não