-
Apresentação
Apresentação
A UC é essencial para a formação dos futuros professores de Educação Física, com foco na capacitação dos alunos para atuarem como agentes de promoção da saúde para além das habilidades motoras, enfatizando a educação para o bem-estar e a saúde. Associa a teoria à prática, unindo fundamentos biológicos e didática, explicando o "quê" e o "porquê" da promoção da saúde. Ao estudar o crescimento, o desenvolvimento e a prescrição de exercícios, os alunos aprendem a adaptar práticas para diferentes idades e a abordar questões de saúde pública, como a obesidade infantil. O curso combina teoria com desafios do mundo real, permitindo que os alunos intervenham em todos os domínios. Em última análise, prepara os futuros professores como educadores e especialistas em saúde, utilizando o exercício físico para melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-1081
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Crescimento, desenvolvimento e maturação. Dimorfismo sexual. Riscos da AF. Epidemiologia da AF. O Professor de Educação Física como agente de promoção da saúde e condição física. Avaliação da aptidão e atividade física (FitEscola). Princípios gerais de prescrição do exercício. Recomendações para a prescrição do exercício e para a atividade física em crianças e adolescentes. Exercício e gestão do peso de crianças e adolescentes. Exercício e diabetes tipo 1. Exercício e doença cardiovascular e respiratória em crianças e adolescentes.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender as etapas de crescimento, desenvolvimento e maturação, e a influência do dimorfismo sexual na prática da atividade física. Reconhecer os riscos e a epidemiologia da atividade física, posicionando-se como um agente de promoção da saúde. Aplicar métodos de avaliação da aptidão e atividade física em contexto escolar, como o FitEscola. Dominar os princípios gerais da prescrição do exercício e saber adaptá-los para a população infantojuvenil. Propor estratégias de exercício físico para a prevenção e gestão do peso em crianças e adolescentes. Adaptar e prescrever o exercício para populações com condições de saúde específicas, como diabetes tipo 1 e doenças cardiovasculares e respiratórias na infância e adolescência.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. Operacionalizar-se-á em momentos de reflexão e análise de dados e projetos associados a questões próximas da futura intervenção profissional. No regime de avaliação contínua, haverá um teste escrito (50% cada, a realizar no final do semestre), um trabalho de revisão da literatura (40%), e um miniteste de escolha múltipla realizado no final de cada aula (10%). Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 9,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de recuperação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. A referida prova de recuperação de um elemento será oral e realizar-se-á no final do semestre. O exame implicará a realização de uma prova escrita, prática e oral. A assiduidade deverá corresponder a 70% do número total de aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ACSM (2025). Guidelines for exercise testing and prescription (12th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não