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Disciplina Saúde e Condição Física

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC trata a promoção da saúde através do exercício físico e da modificação dos estilos de vida, sustentada em evidência científica atualizada, refletindo a importância do sono, redução do comportamento sedentário e promoção da atividade física. A UC viabiliza uma aproximação às reais necessidades do professor de educação física, bem como o da promoção da saúde na criança e adolescente, de acordo com a visão global e comumente aceite na comunidade científica de salutogénese e bem-estar associada ao exercício físico. A UC procura a extensão de conteúdos abordados em anos anteriores ao nível da prescrição e planeamento de exercício em populações aparentemente saudáveis, havendo referência à gestão de patologias mais comuns em crianças e adolescentes. Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Atividade Física e Saúde 1.1. Inter-relação dos conceitos - atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde 1.2. Vigilância epidemiológica da Atividade Física e do Comportamento Sedentário; métodos de avaliação da atividade física em crianças e adolescentes 2. Componentes e avaliação da aptidão física e associação com a saúde (métodos laboratoriais e de terreno/baterias de testes) 2.1. Métodos de avaliação da aptidão física em crianças e adolescentes - FitEscola e FitnessGram 2.2. Vantagens e inconvenientes do uso dos diferentes métodos 3. Malefícios do comportamento sedentário 4. Riscos associados à atividade física/exercício físico 5. Importância do sono para a saúde 6. Prescrição da atividade física: 6.1. na população saudável 6.2. na população com patologia associada (obesidade, hipertensão arterial, asma, diabetes, problemas osteoarticulares) 7. Recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo. Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas às doenças crónicas mais prevalentes em crianças e adolescentes e a sua relação com a aptidão física. Conhecer e saber aplicar os métodos de avaliação da atividade física. Compreender os malefícios do comportamento sedentário. Compreender os riscos associados à atividade física/exercício físico. Compreender a importância do sono na saúde e bem-estar. Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em populações saudáveis e na doença. Entender e dominar a promoção da saúde.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. - Regime de avaliação contínua: frequência (60%), trabalho de grupo/apresentação oral (25%) e resolução de estudos-caso/tarefas de aula (15%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. The Cooper Institute for Aerobic Research. FITNESSGRAM - Manual de Aplicação de Testes (2009). 3ª Edição, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa. Malina, R., Bouchard, C. & Bar-Or, O. Maturation, Growth and Physical Activity (2004). 2nd Edition. Human Kinetics, Champaign, IL.  
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