filmeu

Disciplina Natação (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Opção, no âmbito da Natação Pura visa dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do processo do treino do jovem, através da aplicação de cargas adequadas ao estadio de desenvolvimento nadador. O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências gerais, mas sobretudo específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos de curto, médio e longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos programáticos fundamentais estão diretamente relacionados com o treino de crianças e jovens (Cadetes, Infantis e Juvenis) na Natação Pura, a referir: Organização Institucional e Regulamentos; Perfil e Carreira do Treinador; Biomecânica da Natação; Descrição e análise das técnicas de nado e das respetivas partidas, viragens, chegadas e rendições; Treino técnico e técnico-tático Desenvolvimento das capacidades físicas e motoras no jovem nadador; Modelo de preparação do nadador a longo prazo; Planeamento e periodização do treino.
  • Objetivos

    Objetivos

    A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do treinador, no âmbito do processo de treino e competição em Natação Pura, nas diferentes etapas da formação do jovem nadador. Tem como objetivos centrais de aprendizagem: Dominar e relacionar os conteúdos do processo de treino em Natação Pura nos planos técnico físico, técnico-tático e organizacional. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações para cada categoria (Cadetes, Infantis ou Juvenis). Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do nadador, utilizando métodos adequados de avaliação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam os trabalhos junto de equipas de treino de Natação, promovendo a compreensão e conhecimento do processo de treino, pela observação e diálogo com treinadores, com posterior reflexão. Os trabalhos que realizam Têm como objetivo a prática simulada da prescrição e condução do treino de jovens na Natação pura desportiva.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hannula, D. e Thornton, N. (2001) The Swim Coaching Bible. Human Kinetics. EUA. Hellard, P. e al. (s/ data). L¿ Entrainement III - methodologie. Atlantica. Federation Francaise de Natation. Maglischo, E. W.. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo ¿ Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios