filmeu

Disciplina Dança (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Opção de dança propõe-se explorar métodos e técnicas de ensino das várias formas de dança propostas no PNEF (atividades rítmicas e expressivas). O desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na UC dança no primeiro ciclo de estudos, proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física no que respeita ao saber selecionar, operacionalizar e avaliar conteúdos de dança.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Módulo de Corpo e Movimento 1.1. Fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica) e as diferentes relações entre eles; 1.2. Improvisar e compor sequência de movimento - Criação coreográfica; 1.3. Movimento dançado - registo vídeo e escrito; 2. Módulo de Dança Popular 2.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física; Desenvolvimento de conteúdos digitais 3. Módulo de Danças Sociais 3.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física; Desenvolvimento de conteúdos digitais 4. Produção de eventos de dança 4.1. Planear, promover e executar um espetáculo de dança. Produção Criação coreográfica Performance 5. Promover eventos de divulgação e interação na área de dança com a comunidade universitária 5.1. Workshops, bailes, ateliê de movimento. Durante a semana de educação física.   .
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Dominar noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física; 2. Adquirir e desenvolver competências na de observação/avaliação em Dança; 3. Compreender, organizar e transmitir os conhecimentos de dança adquiridos; 4. Organizar e concretizar um espetáculo de dança em três vertentes de intervenção: bailarino, coreógrafo e produtor; 5. Recolher, registrar e apresentar em prática pedagógica conteúdos de dança (danças tradicionais, danças de salão ou outras formas não abordadas na Unidade Curricular dança).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos de danças, músicas, descrições de técnicas e fichas de apoio). Na Avaliação contínua: os alunos terão de participar efetivamente em 70% das aulas e realizar todos os momentos de avaliação com classificação igual ou superior a 9,5 e nunca inferior 7,5. Alunos que obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 serão submetidos a uma tarefa extra específica para a parte da matéria em défice. As aulas serão na sua maioria teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre aprendizagem de conteúdos de dança. A classificação final resulta da prestação teórico-prática (10% referente à prestação em aula + 15% referente aos momentos em Prática Pedagógica + 55% Espetáculo/produção + 20% de atividades de interação comunidade)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hayes, E. R. (1964). An introduction to the teaching of dance (Vol. 38). New York: Ronald Press Company. Xarez, L. (2002). Dança na Escola. (Cd-Rom), Serviço de Edições: FMH. Lisboa.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios