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Apresentação
Apresentação
O que dá valor aos factos passados é a possibilidade de serem considerados não como um passado morto mas como um passado vivo. Compreender historicamente o passado é incorporar o conhecimento das experiências realizadas, é aprender com o que temos feito e servirmo-nos desse conhecimento para podermos intervir com consciência no processo de desenvolvimento. Não se trata de simplesmente narrar-descrever acontecimentos ou, de apelar a um sentimento saudosista (ou romântico), em torno de certas recordações, mas de desenvolvermos um pensamento crítico para sabermos quem somos, onde estamos e para onde queremos e devemos ir. Pensamo-nos e descobrimo-nos através do pensamento histórico. Precisamos perceber as transformações, isto é o pensamento expresso na resolução dos problemas que marcaram o nosso processo constitutivo e, deste modo, o que somos. É fundamental apreender esse processo , de tal modo que se quebre a divisão tradicional entre o passado, presente e futuro.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-193
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A importância da história no processo de conhecimento. O conceito de educação, educação física, desporto, cultura e sociedade: 1.1 - A natureza e a cultura. A noção de técnicas corporais; 1.2 - A Educação Física e o Desporto no quadro geral da Educação e Cultura. 2. As actividades físicas e a educação na comunidade primitiva, antiguidade e época medieval: 2.1 - As atividades físicas no quadro da cultura clássica. 3. O movimento humanista e a Educação Física: 3.1 - A educação realista. O empirismo e o naturalismo. 4. O pensamento pedagógico em Educação Física e Desporto: 4.1 - Os precursores da Educação Física e do Desporto no contexto Europeu. 5. O Higienismo, o exercício físico e a saúde em Portugal: 5.1. A vida, a morte e o prazer no Portugal Moderno; 5.2. A medicalização curricular em Portugal. 6 A formação dos professores de Educação Física em Portugal: 6.1 - As diferentes instituições e as diferentes concepções de formação. 7. Os jogos olímpicos da era moderna;
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular está organizada de modo a promover uma interpretação crítica dos poderes e saberes constitutivos da Educação Física e Desporto. Apresenta oralmente uma temática demonstrando compreensão dos conteúdos programáticos de analisados e discutidos numa das aulas magistrais. Nos exercícios que realiza nas aulas demonstra saber discutir a prática da Educação Física e Desporto enquanto fenómeno social e cultural e avaliar-se no processo de aprendizagem. É capaz de responder por escrito às questões que lhe são colocadas, evidenciando saber Interpretar as características das diferentes etapas da Educação Física e Desporto na sua relação com o contexto cultural de cada época. É capaz de elaborar um trabalho de forma a demonstrar que domina a terminologia e o quadro conceptual da Educação Física e Desporto, apreciando criticamente os fenómenos sociais à luz dos dados históricos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Selecionámos aulas magistrais, teórico-práticas e orientação tutorial. Com as aulas magistrais, procede-se ao enquadramento teórico da disciplina, recorrendo-se para isso às técnicas consideradas mais apropriadas. Nestas aulas, apresenta-se um quadro conceptual que fundamenta e auxilia o aluno na sua pesquisa autónoma. Nas aulas teórico-práticas analisam-se textos, realizam-se fichas de trabalho, etc. dando-se ao aluno um papel ativo como construtor da sua própria aprendizagem. O aluno tem sucesso se obtiver a nota final de 9,5 valores, não podendo ter em nenhuma das provas nota inferior a 9,5v. A classificação final será obtida a partir das seguintes ponderações (consultar normas de avaliação no final do documento): 2 Frequências de realização individual (50%); Duas apresentações orais de uma problemática histórica - realização grupo (15%); Portefólio - realização individual (15%; trabalho de grupo (20%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braudel, F. (1986). História e ciências sociais. Lisboa: Editorial Estampa. Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação. Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138. Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). Os saberes e poderes da Reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121. Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (orgs.) (2013). O Corpo? Memória e identidade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0. Crespo, J. (1990). A História do Corpo. Lisboa: Difel
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim