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Disciplina Biomecânica

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito desta unidade curricular de licenciatura esclarece, em primeiro lugar, os métodos específicos aplicados à análise da produção motora do executante que se adapta às condições ambientais, bem como ao enquadramento da Biomecânica na área mais ampla de análise do Movimento. A Biomecânica localiza-se, antes de mais, nas bases estruturais de análise do estudo da produção motora humana. Desenvolve-se e tem os respetivos fundamentos conceptuais em conhecimentos da Morfologia, da Cibernética e da Mecânica. A base morfológica inerente ao corpo controlado pelo executante. A base cibernética como meio de conceber modelos representativos da produção motora. A Mecânica como meio de medida daquela produção. Este conjunto é base para uma praxis própria de desenvolvimento de metodologias adaptadas. Destacam-se as análises quantitativas com base em metodologias básicas da área científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Biomecânica em Ed. Física e Desporto na ULHT Biomecânica como meio complementar de diagnóstico e método de medida da relação do sistema de controlo com a morfologia do executante. Aproximação a uma definição conceptual. 2. Morfologia para descrição e análise Elementos de referência, nomeadamente, formulação de modelos gráficos do corpo e determinação do centro de massa. 3. Elementos de análise cinemática, linear e angular Parâmetros e métodos de análise de cinemática newtoniana como meio de análise. 4. Elementos de análise dinâmica, linear e angular Com base nas Leis de Newton como referência de análise, parâmetros e métodos de dinâmica inversa. Transmissão de força intersegmentar e conceitos associados. Elementos de análise do trabalho e potência rotacional relacionada com o trabalho muscular predominantemente concêntrico ou excêntrico. 5. Aplicações laboratoriais. Análise de estudos caso de tarefas motoras definidas pelo seu objectivo mecânico
  • Objetivos

    Objetivos

    A) Ser capaz de fundamentar a Unidade Curricular através de conceitos adequados; B) Saber transferir conhecimento entre os conceitos e determinações quantitativas inerentes às metodologias apropriadas à Unidade Curricular; C) Saber utilizar modelos (2D) para descrição e análise de desempenhos padronizados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino é baseada na apresentação dos conteúdos programáticos acompanhados por exemplos aplicados a problemas propostos. A componente teórico-prática desenvolve-se, essencialmente, no âmbito do trabalho laboratorial realizado pelos alunos. No Moodle constam informações relativas ao funcionamento da disciplina e documentos de apoio ao estudo. Na avaliação contínua serão considerados os seguintes elementos: 2 testes (1º: 30%; 2º: 35%); 1 trabalho laboratorial com apresentação escrita (35%). Em termos de avaliação contínua, as classificações dos vários elementos de avaliação terão de ser superiores a 9,5 valores. Se a média das classificações dos vários elementos for igual ou superior a 9,5 valores será realizada uma prova suplementar de avaliação para o(s) elemento(s) com classificação inferior a 9,5 valores. A avaliação por exame será semelhante à avaliação contínua. O aluno é excluído da avaliação contínua se estiver presente em menos de 70% aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Documentos de apoio às aulas de Biomecânica da Licenciatura em Ed. Física e Desporto. Publicados no Moodle da ULHT. Ricard, Mark (2013) Applied Biomechanics (2nd Ed.). Mansfield: Biom.Publications.
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