-
Apresentação
Apresentação
As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientações educativas e dos procedimentos pedagogicos fundamentais associados a um ensino de profissionais de educacacao fisica, desporto e exercicio e bem-estar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-200
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contextualização do conceito de qualidade do ensino em Educação Física e Desporto (EFD), com foco nas orientações educativas e na identidade da Educação Física sob uma perspectiva socio-crítica. Análise do estado da arte sobre a eficácia pedagógica em EFD e os valores associados. Exploração do Espectro de Estilos de Ensino em EFD, com base nas premissas teóricas do Modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston, incluindo os conceitos de anatomia do estilo, barreira cognitiva, consentimento, dissonância cognitiva e canal de desenvolvimento. Caracterização dos estilos de ensino convergentes e divergentes. Discussão dos princípios e procedimentos de gestão da aula que promovem o sucesso pedagógico, abordando as técnicas de ensino nas dimensões de instrução, gestão, clima e disciplina.
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecer as diferentes orientacões educativas em Educação Física e Desporto. 2. Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica no ensino das atividades fisicas e desportivas nos diferentes contextos do exercicio profissional. 3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as te¿cnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando a participação em atividades práticas, discussões e resolução de problemas. Com a sala de aula invertida, a teoria é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula se concentre no trabalho em grupo, análise de cenários reais e uso de recursos multimídia. A avaliação pelos colegas e a aprendizagem baseada em projetos aprimoram o pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carreiro da Costa, F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 3(2), 19-32. Gomes, L., Martins, J., & Carreiro da Costa, F. (2017). Estilos de ensino em educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Muska, M., & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education. First online edition. Retrieved from https://spectrumofteachingstyles.org.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não