-
Apresentação
Apresentação
A disciplina visa desenvolver competências pedagógicas e didáticas fundamentais para a intervenção no ensino da Educação Física e do Desporto, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisão dos futuros profissionais. Para o ano letivo de 2025/26, a unidade será orientada por uma lógica de formação baseada em problemas (Problem-Based Learning – PBL), integrando situações reais que desafiam os estudantes a aplicar conteúdos teóricos em contextos simulados e colaborativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-200
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Princípios da eficácia pedagógica e a perspetiva socio-crítica no ensino. Estilos de ensino (modelo de Mosston e Ashworth) e respetivas aplicações. Gestão do clima, disciplina e instrução na aula de Educação Física. Diagnóstico e análise de cenários pedagógicos. Desenvolvimento de tarefas e intervenções centradas na resolução de problemas reais de ensino.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de: Diagnosticar necessidades pedagógicas e selecionar estratégias de ensino adequadas. Resolver problemas pedagógicos com base em evidência científica. Refletir criticamente sobre a prática docente em diferentes contextos. Mobilizar conhecimentos teóricos para a criação de soluções didáticas. Trabalhar colaborativamente, comunicando com clareza e rigor técnico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Aprendizagem ativa com recursos digitais, podcasts, vídeos, debates e estudo de casos. Trabalho colaborativo e avaliação por pares fomentam envolvimento crítico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2025). Ensino de qualidade em Educação Física, desportos e atividades físicas. A necessidade de uma visão humanista. Retos, 66, 428–438. https://doi.org/10.47197/retos.v66.107951 Carreiro da Costa, F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. (pp. Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Muska, M., & Ashworth, S. (2008). . https://spectrumofteachingstyles.org
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não