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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de opção II: direção técnica em ginásios e health clubs procura dotar os estudantes de conhecimentos e competências de base para o desempenho de funções de coordenação e supervisão técnica, pedagógica e científica. A UC terá um foco particular nas dimensões previamente enumeradas, visando a supervisão em contextos e dinâmicas de prática, tendo como referência a figura do diretor técnico ou outra de coordenação de atividades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-1-21802
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento, organização e manutenção de espaços desportivos Tendências, visões e problemáticas no mercado do fitness Preparação e projeção de um espaço desportivo Escolha e adequabilidade de equipamentos e materiais Atividade profissional: comportamentos transversais, não técnicos e soft skills 2. Enquadramento jurídico no fitness Evolução do direito do fitness Legislação aplicável Recursos humanos: funções, responsabilidades e limites de atuação Ética e deontologia 3. Recursos humanos Recrutamento Seleção Processo de formação Analise de desempenho
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Objetivos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: Conhecer a legislação e boas práticas associadas respeitantes às funções do Diretor Técnico. Fomentar conhecimentos e competências que visem o desenvolvimento de práticas orientadas para a segurança e eficácia de programas diversos de atividade física. Desenvolver conhecimentos e competências que permitam uma adequada supervisão técnica das diversas dinâmicas implementadas num ginásio/health club. Identificar e explicar aspetos de relevo na criação ou organização de espaços e equipamentos, assim como produzir os ajustes necessários visando a funcionalidade e segurança das práticas. Conhecimento e domínio dos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de equipas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No processo de ensino-aprendizagem utilizadas existe uma preocupação com a interação com a pratica e o estágio
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - Brito,J. (2014) Direção Técnica de Giásios e Health Clubs. Procedimentos e Operações. Escola Superior de Desporto de Rio Maior- Instituto Politécnico de Santarém. - Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. - Mestre, A. (2017). Direito do Fitness. Atividades em Ginásios e Health Clubs. Porto: Vida Económica. - Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. - Teixeira, D. S., Monteiro, D., Rodrigues, F., Sousa, A. M., Chaves, C. C., & Cid, L. (2020). Ginásios e Health Clubs em Portugal: Estaremos perante uma República das Bananas? Motricidade, 16(1), 3-17. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.19688
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não