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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Atividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à atividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-8640
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar. Reflectir e documentar a PDAF Definição PDAF e o campo de estudo Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD A Liderança como processo pedagógico Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação. Ensinar e treinar nas AFD As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores. Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico. Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.
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Objetivos
Objetivos
1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD. 2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD. 3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais. 4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo. 5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrem num formato teórico e teórico-prático sendo utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de ensino e formas de avaliação: desenvolvimento de conteúdos; análise crítica de textos; simulação de situações pedagógico-didáticas; realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo); e realização de fichas formativas, testes e/ou frequências. A avaliação contínua (exigência de 70% de assiduidade) conjuga: 2 frequências (50%) 3 apresentação de aulas (10%) 2 projetos com apresentação oral e escrita (20%) 2 trabalhos de grupo com apresentação oral e escrita (20%) A nota final (somatório das três vertentes de avaliação) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores (ver detalhadamente Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação). A avaliação por exame inclui uma prova escrita, uma prova oral e a apresentação de trabalhos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy: an introduction for teaching and coaching. Eds. Routledge, NY. Kirk, D., Macdonald, D. and O’Sullivan, M. (2006) The Handbook of Physical Education. London: Sage (eds) Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY. Rosado, A. & Mesquita, I. (2011). Pedagogia do Desporto. Eds. Faculdade de Motricidade Humana. Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge. Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics. Nigg, C.R. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim