filmeu

Disciplina TPD II - Ténis/ Badminton/ Ténis Mesa

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Procura-se proporcionar aos estudantes uma sólida formação que permita a aquisição das competências fundamentais ao bom desempenho profissional 2. Dominar os elementos técnicos e táticos básicos do jogo. 3. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto escolar. 4. Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional e internacional, bem como os principais sistemas de competição. 5. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de projetos de Desporto Escolar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A disciplina é composta por três modalidades: Ténis ou Padel, Badminton e Ténis de Mesa Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino das modalidades.   1. História e Organização das Modalidades Origens, organização, desporto escolar 2. Regras e Regulamentos Campo Raquete, bola Singulares, pares Competição 3. Modelos Técnicos de Base Fases dos batimentos Posição de espera Preparação/rotação Ajuste Impacto Terminação Batimentos Pega Serviço Resposta Direita Esquerda Batimentos à rede Remate Efeitos da bola Técnicas específicas  Deslocamento Específico Passo lateral Passo cruzado "split-step" 4. Noções Gerais de Tática Jogo de fundo Jogo de rede Transições Especificidade da modalidade 5. Progressões Metodológicas de Ensino Objetivos a atingir Observação Erros comuns e correção 6. Organização da Aula Apresentação Demostração Descrição Progressões Exercícios Finalização 7. Construção do exercício Parâmetros a considerar e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a história, evolução, características, regulamentos e regras, e organização das modalidades; Domínio das ações técnicas e técnicas-táticas fundamentais em cada modalidade; Descrever e Identificar as componentes críticas dos gestos técnicos, conhecer as diferentes progressões pedagógicas de ensino, específicas de cada modalidade, para o desenvolvimento das técnicas base; Analisar e interpretar diferentes níveis de prática e desempenho; Integrar, selecionar, organizar e apresentar os conteúdos para o desenvolvimento futuro de uma prática profissional de sucesso. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam atividades nas aulas, de acordo com os conteúdos, e focadas na aprendizagem das técnicas fundamentais, regras e aspetos táticos essenciais para o conhecimento destas modalidades. São formados grupos para tarefas de observação e são aplicados os conhecimentos em dois momentos distintos. Os alunos são questionados para avaliação. O docente utiliza a metodologia do trabalho em circuito, progressões de ensino e o apoio individualizado aos alunos. É utilizada a plataforma moodle como complemento do ensino. A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos no ponto 27. Quando a classificação em algum momento de avaliação for inferior a 7.5 valores, o aluno deverá realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. (*) (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton. (n.d.). LeisDeJogo.pdf. Retirado a 06/01/2020 de http://www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdf   Federação Portuguesa de Padel. (2012). Regulamento de Jogo do Padel. Retirado a 06/01/2020 de https://www.fppadel.pt/regulamentos/999/fpp-anexo-i-regulamento-do-jogo-do-padel-.pdf   Gomes da Costa, D., Malheiro, F., Simões, M., Couto, P. (2013). O Ténis de Mesa vai à Escola. Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Porto Editora.   Ministério da Educação (2001). Programa Nacional de Educação Física do Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação.   Sanches, P. (2018). Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar ¿ Guia Prático do Professor. EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios