-
Apresentação
Apresentação
Os "Jogos de Luta" com regras, onde a integridade física do companheiro/adversário é "regra de ouro", passaram a ser vistos de outra forma. Está em causa o seu potencial educativo e formativo, não apenas pelas capacidades físicas e habilidades motoras específicas que desenvolvem, mas também pelos valores que transmitem. É neste contexto que esta UC promove uma formação mais eclética dos estudantes, apetrechando-os com recursos de elevada valência pedagógica, os quais concorrem para que possam ser melhores profissionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8662
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Aspetos histórico-antropológicos dos desportos de combate 1. Aspetos filosóficos e sócioculturais inerentes ao aparecimento e evolução histórica do Judo II. Aspetos terminológicos e metodológicos do ataque e da defesa 1. Consolidação dos princípios, formas, fatores e fases do combate e sua interligação III. Fundamentos técnicos e tático-técnicos elementares dos desportos de combate IV. As regras oficiais do Judo e da Luta 1. Normas das respetivas organizações (e.g. federações nacionais e internacionais) V. A etiqueta: saudações, regras de segurança
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC pretende fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino do Judo e Luta em diferentes contextos, a saber: 1) Conhecer os aspetos históricos e dimensão sociocultural dos Desportos de Combate e a sua evolução; 2) Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam interpretar, compreender e analisar as características das técnicas fundamentais dos Desportos de Combate; 3) Compreender e dominar os gestos técnicos fundamentais e os princípios tático-técnicos específicos dos Desportos de Combate; 4) Dominar os aspetos regulamentares básicos específicos dos Desportos de Combate; 5) Saber caracterizar e distinguir os diferentes Desportos de Combate; 6) Cumprir as regras da segurança, respeitando a integridade física dos colegas (¿regra de ouro¿).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilizar suportes multimédia como facilitador do processo ensino - aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Casado, G. (1990). 1000 ejercicios y actividades de lucha. Barcelona: Editorial Paidotribo. Deval, V., & Palla, E. (2010). Judo - Del descubrimiento a la formación. Vigo: Federación Gallega de Judo. Martins, P. (2010). Luta olímpica: O conhecimento pedagógico. Oeiras: FMH Edições. Veloso, R., Cachada, J., & Aranha, Á. (2010). Uma abordagem didáctica do judo: Ideias e sugestões de trabalho. Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não