filmeu

Disciplina Organização e Desenvolvimento do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende contribuir para o desenvolvimento e incremento de compete¿ncias relacionadas com a organizac¿a¿o e desenvolvimento do desporto, no contexto das organizac¿o¿es desportivas, atrave¿s: do desenvolvimento de compete¿ncias pessoais - capacidade de ana¿lise e si¿ntese; capacidade de recolha, selecca¿o e ana¿lise de informac¿a¿o; espi¿rito cri¿tico; capacidade de exposic¿a¿o, fundamentac¿a¿o e argumentac¿a¿o escrita das ideias; e do incremento das compete¿ncias siste¿micas - capacidade de aplicar os conhecimentos na pra¿tica, e adaptabilidade a novas situac¿o¿es.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Organizac¿a¿o do sistema desportivo portugue¿s: conceito de desporto numa perspetiva organizacional; orga¿nica do sistema desportivo portugue¿s; instrumentos de financiamento ao desporto; e documentos reguladores 2. Gesta¿o e marketing do desporto: introduc¿a¿o a¿ gesta¿o do desporto; estrate¿gia e desenvolvimento das organizac¿o¿es desportivas; gesta¿o dos recursos humanos e lideranc¿a; introduc¿a¿o ao marketing desportivo; e noc¿o¿es de contabilidade e financ¿as 3. Concepc¿a¿o e gesta¿o de programas e projetos desportivos: criac¿a¿o, planeamento e avaliac¿a¿o de programas e projetos; eventos desportivos; e empreendedorismo no desporto (modelos e planos de nego¿cios).
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular fornece instrumentos de contextualizac¿a¿o e compreensa¿o da organizac¿a¿o do sistema desportivo portugue¿s, bem como ferramentas teo¿ricas e pra¿ticas, de organizac¿a¿o, gesta¿o e marketing, para o planeamento e concec¿a¿o de programas e projetos desportivos. Para o efeito identificam-se os seguintes objectivos: 1. Aprofundar o conhecimento sobre a organizac¿a¿o do sistema desportivo portugue¿s; 2. Interpretar indicadores, relacionar factos e compreender tende¿ncias do mercado desportivo; 3. Conceber, planear e avaliar programas e projetos desportivos; 4. Estimular a capacidade cri¿tica e o debate de ideias com base na realidade empi¿rica; 5. Suscitar o interesse pela investigac¿a¿o nas a¿reas da gesta¿o e marketing das organizac¿o¿es e eventos desportivos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias incluem trabalho de projeto aplicado, de modo a adequar o contexto a¿ realidade do mercado de trabalho atual.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Biscaia, R. & Correia, A. (2019). Gesta¿o do desporto . Lisboa: FMH. Mestre, A. (2014). O desporto na Lei - guia pra¿tico . Porto: Vida Econo¿mica. Pedersen, P. M., & Thibault, L. (Eds.). (2019). Contemporary sport management, 6E . USA: Human Kinetics.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios