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Disciplina Planeamento e Avaliação em Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Em PAEFD estuda-se o desenvolvimento de projetos, de planos e programas pedagógicos, tratados de forma integrada com o processo de avaliação, a gestão de recursos e a colaboração dos diversos agentes. A abordagem teórico-prática desta UC relaciona os diversos âmbitos, prazos e categorias de decisão (valores e objetivos, atividades e conteúdos, instalações e materiais, processos e práticas) e mobiliza os estudantes para a pesquisa, o debate e a reflexão crítica. Analisa-se a especificidade da Educação Física e Desporto Escolar, e a sua relação com outras áreas (clubes, ginásios, etc.). Sendo uma UC curricular do 3º ano, pretende-se que o finalista compreenda as responsabilidades individuais e sociais quanto ao desenvolvimento da especialidade e ao aprofundamento dos estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    P1. Conceitos fundamentais, pressupostos e implicações: planeamento e avaliação; educação física e desporto; pedagogia, didática, instrução; projetos, planos, programas; movimento, atividade física, desporto; exercício, treino e aprendizagem; crescimento, adaptação, desenvolvimento. P2. O Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, 2018). Estruturas e responsabilidades. Ciclos e anos. As finalidades, a avaliação, os recursos e as atividades. A seleção de objetivos, matérias e processos e a sua especificação por níveis. P3. Conceitos e tipos de avaliação. Valores e critérios. Os momentos de avaliação. As funções: diagnóstica, formativa, sumativa. Referências: criterial, normativa e ipsativa. Qualidades formais. Processos e provas. A avaliação justa. P4. Programas Nacionais. Planos de ciclo, ano e unidade. Progresso e efeito carrossel. O plano por blocos tradicional e o modelo de plano por etapas. As qualidades formais dos planos: adequação, diferenciação, continuidade e progressão.
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Interpretar os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) e o Programa do Desporto Escolar, usando pesquisa bibliográfica orientada, ao analisar temas, problemas e exemplos. O2. Explicar o Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, Bom, 1986/2018) e relaciona-lo com os PNEF e sua aplicação, delimitando áreas de responsabilidade (pedagógicas, de organização e gestão, e de orientação política), e especificando as relações entre elementos e subconjuntos do modelo. O3. Propor avaliações reflexivas, qualificando as produções próprias e as dos colegas (escritas e orais) usando o critérios do modelo F.A.C.E. (Bom, 1998/ 2015). O4. Analisar criticamente casos exemplares e problemas identificados no contexto socioprofissional através de estudos de campo, seminários nas aulas, planeados e realizados em pequenos grupos, argumentando soluções fundamentadas (Ref. MODIP e PNEF).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aplica-se o modelo de aprendizagem D.E.E.P.  (Bom, 1988, 1996, 2018), com quatro processsos organizados sequencialmente (fases) tendo por referência competências de estudo características da profissão docente, que são: Discussão, Evidência, Ensaio, Projeto. Em todas as etapas, os estudantes relaizam processo de avaliação formativa recíproca, em pares e grupos, dos seus desempenhos argumentativos, quer escritos (ensaios, relatórios) quer orais (discussões, apresentações).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, L. (1994). Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim da SPEF , (10-11), 135-151. Ferro,N. (2014). O Desporto Escolar em Portugal. Revista Diversidades , (45),10-20. Jacinto, J.; Mira, J,. Carvalho, L.; Comédias, J. (2001). P rogramas Nacionais de Educação Física, atualizaçã o. Revisão dos PNEF elaborados por Bom, L. et all/ Ministério da Educação (1989/1991). Acedido em www.dge.min-edu.pt. Melo de Carvalho, A. (2010). Para um desporto verdadeiramente educativo. Gymnasium , 1 (1), 7-28. Bom, L., et allii (1992). A Educação Física no 1º ciclo do ensino básico . Lisboa: DGEBS, Ministério da Educação.  
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