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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (Opção I) objetiva desenvolver nos estudantes a capacidade de análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-1-9171
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Concetualização do Jogo As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens; Os momentos do jogo; As etapas do jogo; Os métodos do jogo; Os princípios do jogo. O Desenvolvimento do Praticante a Longo-Prazo Os períodos sensíveis da aprendizagem. Didática: Meios, métodos e estratégias de ensino; Os jogos reduzidos, simplificados e condicionados; O ensino diferencial aplicado ao futebol; A intervenção pedagógica. Definição de objetivos e modelo de planeamento.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas de carácter teórico, TP e prático. Estas três diferentes intervenções permitem a integração de diferentes estratégias de ensino, momentos de reflexão e análise da intervenção dos estudantes. A avaliação contínua é realizada através de uma ficha de avaliação teórica, dois trabalhos de grupo de prática simulada, dois trabalhos de grupo de comunicação oral e um dossier da UC. A nota final é calculada pela seguinte fórmula: 40%* Frequência de avaliação + 7,5% * 2 Comunicações Orais + 10% * 2 momentos de Prática Simulada + 25% Dossier da UC. Realização de uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores Exame de Recurso: uma prova escrita e uma prova oral.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp.199-263). Porto: Editora FADEUP Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer: a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport , 18 (5), 693-749. Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning: a differential learning approach. The Open Sports Science Journal , 5 , 100-112
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não