-
Apresentação
Apresentação
Esta e¿ a Unidade Curricular que, mais especificamente, procurara¿ desenvolver e exercitar um dos objectivos essenciais na formac¿a¿o do estudante: introduzir ha¿bitos, procedimentos e te¿cnicas de investigac¿a¿o e planeamento, com rigor cienti¿fico e seriedade intelectual e, ao mesmo tempo, estimular a necessidade e o engenho de problematizar o real, procurando conhece¿-lo cada vez melhor.
A realizac¿a¿o do trabalho de pesquisa pressupo¿e a consecuc¿a¿o de uma pesquisa bibliogra¿fica que definira¿ o racional teo¿rico do trabalho, a definic¿a¿o de um me¿todo, a recolha de dados, a ana¿lise dos resultados, uma discussa¿o suportada no racional teo¿rico seguido e uma conclusa¿o.
Os temas dos trabalhos resultam das linhas de investigação do CIDEFES e de projectos em curso, nomeadamente o LusofonATIVA, APTA, PAC-woman entre outros.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-1919
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Aspectos Epistemiolo¿gicos
- O passo-a-passo de um projecto cienti¿fico
- O desenvolvimento do interesse e tema
- A revisa¿o de literatura
- As bases de dados online
- As normas das refere¿ncias bibliogra¿fica (APA)
- Como organizar a revisa¿o de literatura
- O me¿todo
- A ana¿lise de dados e a elaborac¿a¿o dos resultados
- A discussa¿o
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
1. Desenvolver competências na elaboração de estudos científicos.
- Conhecer os métodos de pesquisa bibliográfica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus)
- Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes
2. Desenvolve competências na redacção de um estudo científico
3. Desenvolve competências de apresentação e defesa do estudo científico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sesso¿es de orientac¿a¿o sera¿o realizadas em regime de tutoria. A selecc¿a¿o dos orientadores e¿ feita atrave¿s da candidatura a linhas de investigac¿a¿o. A avaliac¿a¿o incide sobre o desenvolvimento de um projecto de investigac¿a¿o, bem como a elaborac¿a¿o de um documento em formato de artigo cienti¿fico, realizado em grupo. Cada grupo sera¿ avaliado em 3 confere¿ncias por 1 arguente externo. Produtos finais da confere¿ncia inicial: Revisa¿o literatura base, objectivo e me¿todo preliminar (10000 caracteres) e Apresentac¿a¿o Oral. Conf. interme¿dia: Revisa¿o cri¿tica da literatura, me¿todo e recolha de dados (20000 caracteres) e Apresentac¿a¿o Oral. Conf. final: Resultados e discussa¿o (50000 caracteres) e Apresentac¿a¿o Oral. Nota final = 66% trabalho de grupo + 33% contribuic¿a¿o individual do aluno na realizac¿a¿o do trabalho. E¿ exigida uma assiduidade mi¿nima a 70% das aulas. Um regulamento e¿ disponibilizado aos alunos com informac¿a¿o detalhada sobre estes processos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (Ed.). (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (Seventh edition). American Psychological Association.
Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Me¿todos de Pesquisa em Atividade Fi¿sica. Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Cada orientador trabalha com os alunos acerca da bibliografia especi¿fica das suas linhas de investigac¿a¿o.
O regente da UC Anto¿nio Labisa Palmeira está disponível às Segunda-feira, 14-15 sala CIDEFES
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim