-
Apresentação
Apresentação
É uma UC estruturante na abordagem ao conceito global e integrador da principal ação do Fisiologista do Exercício - a promoção da saúde através do exercício físico e modificação dos estilos de vida. Abordagens atualizadas e sustentadas na evidência científica refletem a importância da redução do sedentarismo e promoção da atividade física enquanto ferramentas estruturantes de uma sociedade desenvolvida e saudável. A noção de que o bem-estar se encontra associado a um estilo de vida ativo é essencial na abordagem salutogénica do século XXI, e será assumida como pilar estruturante da disciplina. Será dada particular ênfase na possibilidade de interdisciplinariedade, procurando a extensão de conteúdos abordados e desenvolvidos em anos anteriores ao nível da prescrição e exercício em populações aparentemente saudáveis, e aprofundando nesta fase nas populações com condicionantes ou patologias diagnosticadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-1081
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos relacionados com a saúde e exercício Inter-relação entre conceitos de atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde Epidemiologia da Atividade Física Componentes da aptidão física relacionadas com a saúde Prescrição de exercício físico em pessoas com condicionantes, patologias/doença ou fases especiais da vida Prescrição durante a gravidez Prescrição em crianças e adolescentes Prescrição na pessoa com excesso de peso Prescrição na pessoa com síndrome metabólica Prescrição na pessoa com doença hepática Prescrição na pessoa com diabetes Prescrição na pessoa com hipertensão Prescrição na pessoa com doença cardiovascular Prescrição na pessoa com cancro Prescrição na pessoa com osteoartrite e lombalgia Prescrição na pessoa com demência Prescrição na pessoa idosa
-
Objetivos
Objetivos
Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo. Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas a diversas doenças crónicas e a sua relação com a aptidão física. Conhecer e compreender o processo de elegibilidade, estratificação e triagem para a prática de exercício físico adaptado às populações em análise. Entender e dominar a prescrição de atividade física na perspetiva da saúde pública ao longo do ciclo de vida e nas condições de saúde abordadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na Unidade Curricular serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. Operacionalizar-se-á ao longo do ano letivo momentos de reflexão e análise de dados e projetos associados a questões próximas da futura intervenção profissional. No regime de avaliação contínua, haverá quatro momentos de avaliação. Dois testes escritos (30% cada, a realizar no final de cada semestre), um trabalho de grupo com realização de revisão da literatura de tema proposto em aula (20%) e a prescrição de exercício para duas populações (20%). Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 9,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. A referida prova de recuperação de um elemento será oral e realizar-se-á no final do ano. O exame implicará a realização de uma prova escrita, prática e oral. A assiduidade deverá corresponder a 70% do número total de aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Schoenfeld, B. & Snarr, R. (2022). NSCA Essentials of Personal Training (3rd Edition). Champaign: Human Kinetics. ACSM (2021). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não