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Apresentação
Apresentação
A UC Opção de dança propõe-se explorar métodos e técnicas de ensino das várias formas de dança propostas no PNEF (atividades rítmicas e expressivas). O desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na UC dança no primeiro ciclo de estudos, proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física no que respeita ao saber selecionar, operacionalizar e avaliar conteúdos de dança.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-2-15966
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Módulo de Corpo e Movimento 1.1. Fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica) e as diferentes relações entre eles; 1.2. Improvisar e compor sequência de movimento - Criação coreográfica; 1.3. Movimento dançado - registo vídeo e escrito; 2. Módulo de Dança Popular 2.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física; Desenvolvimento de conteúdos digitais 3. Módulo de Danças Sociais 3.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física; Desenvolvimento de conteúdos digitais 4. Produção de eventos de dança 4.1. Planear, promover e executar um espetáculo de dança. Produção Criação coreográfica Performance 5. Promover eventos de divulgação e interação na área de dança com a comunidade universitária 5.1. Workshops, bailes, ateliê de movimento. Durante a semana de educação física. .
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Objetivos
Objetivos
1. Dominar noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física; 2. Adquirir e desenvolver competências na de observação/avaliação em Dança; 3. Compreender, organizar e transmitir os conhecimentos de dança adquiridos; 4. Organizar e concretizar um espetáculo de dança em três vertentes de intervenção: bailarino, coreógrafo e produtor; 5. Recolher, registrar e apresentar em prática pedagógica conteúdos de dança (danças tradicionais, danças de salão ou outras formas não abordadas na Unidade Curricular dança).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos de danças, músicas, descrições de técnicas e fichas de apoio). Na Avaliação contínua: os alunos terão de participar efetivamente em 70% das aulas e realizar todos os momentos de avaliação com classificação igual ou superior a 9,5 e nunca inferior 7,5. Alunos que obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 serão submetidos a uma tarefa extra específica para a parte da matéria em défice. As aulas serão na sua maioria teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre aprendizagem de conteúdos de dança. A classificação final resulta da prestação teórico-prática (10% referente à prestação em aula + 15% referente aos momentos em Prática Pedagógica + 55% Espetáculo/produção + 20% de atividades de interação comunidade)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hayes, E. R. (1964). An introduction to the teaching of dance (Vol. 38). New York: Ronald Press Company. Xarez, L. (2002). Dança na Escola. (Cd-Rom), Serviço de Edições: FMH. Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não