-
Apresentação
Apresentação
Psicofisiologia é a ciência que estuda as estruturas biológicas que regulam o comportamento. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, especificamente ao nível da compreensão e modificação do comportamento motor.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-196
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A complexidade dos movimentos Introdução às abordagens cognitiva e dinâmica da aprendizagem motora Tónus muscular e actividade postural Receptores Aparelho vestibular e outros proprioceptores Locomoção Introdução à aprendizagem motora baseada nos constrangimentos O modelo de Schmidt Controlo motor e aprendizagem motora com base na informação de retorno Cerebelo e Núcleos Cinzentos da Base Os conselheiros do movimento Movimentos mono-articulares Movimentos multi-articulares A visão Aplicação da aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
-
Objetivos
Objetivos
O aluno conhece os elementos base na neuroanatomia associada ao comportamento motor; O aluno conhece as principais teorias de funcionamento do sistema motor associadas ao comportamento motor; O aluno adquire a capacidade e competência de apresentação e discussão da neuroanatomia base e teorias de funcionamento associadas ao comportamento motor.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
In continuous evaluation, theoretical and theoretical-practice classes (where the experience learning will be applied, with the placement of problems and group work) and the b-learning system will be used, where materials of support for each of the classes (slides and supporting texts), as well as a discussion forum. The supporting materials include peer-reviewed papers and new dissemination materials such as microblogging and TED talks
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Latash, M. (2009). Neurophysiological Basis of Movement (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics Kandel, E., Schwartz, J., Jessel, T., Siegelbaum, S., Hudspeth, A. (2013). Principles of Neural Science (5th Ed.). New York: McGraw-Hill Schmidt, R.A., & Wrisberg, C.A. (2008). Motor Learning and Performance (4th Edition). Champaign, IL:Human Kinetics Materiais de apoio disponibilizados no moodle (slides e textos da sebenta)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim