-
Apresentação
Apresentação
Proporcionar os elementos necessários à organização e desenvolvimento da uma formação científica e pedagógica na área do Padel, num contexto de nível iniciante e intermedio da modalidade. Preparação de profissionais na área de Exercício Físico e Saúde.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-21797
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia e didática do Padel 1 1.1 Metodologia e didática do Padel 1.2. As pegas 1.3. As aulas de Padel 1.4. Progressões de ensino 1.5. Exercícios 2 Análise técnica 1 2.1 Técnicas de Correção/Erros Comuns: 3. Pedagogia específica 1 – Metodologia e didática 1 3.1. Elementos básicos do Padel 3.2. Elementos que definem o trabalho do treinador 3.3. Elementos que Caracterizam o Jogador Iniciante e Intermédio 3.4. Elementos, Estrutura e Estratégias do Treino Específicas do Padel 4. Fisiologia específica 1 4.1 Esforço específico do Padel 4.2. Etapas de Maturação e o Padel 4.3 Treino das capacidades físicas do Padel 5. Regulamento geral do Padel 5.1 Regulamento geral do Padel 5.2 Campo de Padel, as bolas e as raquetes 5.3 Regras e regulamentos do desporto escolar
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimento ao nível ao nível da metodologia e didática do Padel, análise técnica, metodologia e didática do Padel e regulamento geral do Padel. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de projetos de exercicoo fisico e saude.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos. Alfaro, S. (2014). Fundamentos del Padel. Edições Paidotribo. Balyi, I., & Hamilton, A. (2004). Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic Coach, 16(1), 4-9. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I. Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50. Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, (2020). Referenciais de Formação – Grau I. Retrieved from https://ipdj.gov.pt/catalogo-referenciais-de-formacao Reid, M., & Schneiker, K. (2008). Strength and conditioning in tennis: current research and practice. J Sci Med Sport, 11(3). Roza, A. (2013). Lesiones en el padel. Lantia Publishing. Vázquez, J. (2018). Entrenamiento De Pádel. Wanceulen Editorial S.L.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não