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Disciplina Treino Avançado em Exercício e Saúde (Opção I - ramo Exercício e Bem Estar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Opção I: Treino Avançado em Exercício e Saúde visa, na sua essência, realizar o aprofundamento sistemático de vários conhecimentos e competências adquiridas ao longo do Ciclo de estudos, sustentando-se em disciplinas de natureza teórica e prática para a criação de uma visão abrangente de funções de maior complexidade e/ou exigência por parte do fisiologista do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais/internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica. A integração e articulação de conteúdos das várias disciplinas será o grande foco da abordagem aos conteúdos definidos, assegurando que o estudante, enquanto produto final a obter nesta UC, seja capaz de articular adequadamente o vasto leque de conhecimentos adquiridos ao longo a sua formação, assegurando uma transição para o mercado de trabalho com uma superior proficiência nas ferramentas de avaliação, supervisão e prescrição de exercício.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Métodos de prescrição avançada de exercício Treino cardiovascular Métodos e variáveis de controlo de treino Limiares metabólicos/energéticos Considerações na prescrição de exercício cardiovascular Determinação e aferição de limiares de esforço   Treino da força Métodos e variáveis de controlo de treino Mecanismos adaptativos visando a força e hipertrofia Considerações na prescrição de treino de força Análise biomecânica de exercícios   Treino da flexibilidade Métodos e variáveis de controlo de treino Expressões da flexibilidade Mecanismos de regulação nervosa/propriocetiva Considerações na prescrição de exercício de flexibilidade Exploração das diferentes expressões da flexibilidade   Periodização de treino Modelos de periodização Planeamento, organização e periodização
  • Objetivos

    Objetivos

    - Suplementar a capacidade de articular conhecimentos e competências adquiridas ao longo do ciclo de estudos, de forma a promover uma intervenção profissional ajustada às necessidades individuais dos clientes, e de forma sustentada nas melhores práticas e recomendações nacionais e internacionais.   - Potenciar a capacidade de planear e prescrever exercício utilizando diferentes ferramentas técnicas e pedagógicas ajustadas à individualidade e contexto de prática.   - Desenvolver a capacidade de identificação com os objetivos e aspirações dos praticantes, visando a criação de uma relação positiva, sustentadora de intervenções individualizadas que possam atuar como facilitadoras da adesão continuada ao exercício.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho com recurso a IA e tutorias em videoconferências serão dois recursos a utilizar mais frequentemente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -          ACSM (2021). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. -          Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2017). Treino da Força – Volume 2. Avaliação, Planeamento e Aplicações. Cruz Quebrada: Edições FMH. -          Leal, L., Martinez, D., & Sieso, E. (2014). Fundamentos de la mecânica del ejercicio (2ed). Madrid: Resistance Institute. -          Mil-homens, P., Correia, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da Força – Volume 1. Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Cruz Quebrada: Edições FMH.      
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