filmeu

Disciplina Ténis (Opção I - ramo Exercício e Bem Estar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área de Educação Física e Desporto, ramo Exercício e Bem Estar, potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Técnicas Conhecimento das técnicas básicas apropriadas para praticantes de várias idades Capacidade para trocar bolas, de demonstrar as técnicas básicas e de fornecer apropriadamente bolas 2. Táticas Conhecimento e demonstração das táticas básicas 3. Diagnóstico e correção 4. Ensino Compreender como os praticantes aprendem, conduzir uma sessão de aula, utilizar os estilos de ensino básicos e materiais de ajuda Utilização correta das demostrações e progressões de ensino 4.3 Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja)   5. Planeamento e Organização Planear, organizar e conduzir uma unidade didática de ténis em ambiente de segurança 6. Conhecimento da história, regras e regulamentos do ténis 7. Conhecimento das capacidades motoras básicas 8. Psicológia Técnicas motivacionais, “Feedback” positivo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar os elementos técnicos e táticos do jogo Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto de exercício e bem-estar Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional, bem como os principais sistemas de competição / convívio social Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de exercício e bem estar.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São lecionadas aulas teóricas, teórico-práticas (aplicação da aprendizagem experiencial, com colocação de estudos de caso e trabalho de grupo), trabalho de campo e práticas exercitando saberes. Avaliação contínua: Os alunos concretizam 1 ou 2 frequências e 1 trabalho teórico (grupo/individual), e devem comparecer a um mínimo de 75% das aulas práticas, nas quais são colocados perante tarefas de resolução de problemas específicas da sua área de especialização. A classificação final é: 30% Frequências + 10% Trabalho Teórico (grupo/individual) + 60% aavaliação prática. Todas as componentes da avaliação têm que ser iguais ou superiores a 9,5 valores e a nota final tem que ser igual ou superior a 10 valores. Avaliação por exame: O aluno que não cumprir estes requisitos pode recorrer aos exames.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coutinho, C. (2008). O sucesso no Ténis. Edição do autor. Coutinho, C (2016). Inside Out – Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis. Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50. ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London. Píffero, C., Valentini, N. (2010). Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, S. Paulo, 42(2), 149-163. Pluim, B. (2007). Health benefits of Tennis. ITF Coaching & Sport Science Review, 42, 9. Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768. Turner, M.S., Pluim, B. (2007). Anyone for Tennis? British Journal of Sports Medicine, 41, 701-702.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios