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Apresentação
Apresentação
Esta UC enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura enquanto fisiologistas do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica. A organização das aulas e conteúdos visa fornecer a base conceptual e prática que permita em anos posteriores uma gradual articulação e aplicação de conhecimentos, visando um aprofundamento de conteúdos. Para tal, será também realizado um período de observação em contexto real (i.e., ginásios) onde se promoverá a articulação dos conteúdos trabalhados com a realidade destes espaços. É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final na linha de exercício e saúde/fitness, profissionais com capacidade de adequar a sua prática à maioria das situações emergentes da prática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8651
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento conceptual e histórico Origem e evolução das atividades de grupo a nível nacional e internacional Utilização da música na lecionação de aulas de grupo Estrutura musical e conceito de lecionar a aula segundo a batida musical Diferentes batidas por minuto (bpm) de acordo com o tipo de aula de grupo Estrutura coreográfica Os diversos componentes da estrutura de uma coreografia e sua organização Tipos de liderança e o princípio da perna pronta Introdução de diversas habilidades motoras Estrutura e organização da sessão de treino A sessão de treino: estrutura, organização e dinamização Variáveis de construção e controlo de treino Ajustes coreográficos de acordo com a estrutura de uma sessão de treino Métodos de construção coreográfica e de ensino de habilidades motoras Técnicas de instrução, comunicação e feedback em aulas de grupo Os diversos métodos de construção coreográfica
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer o enquadramento e evolução das atividades de grupo na área do fitness - Adquirir conhecimentos e competências elementares na organização, elaboração e dinamização de atividades de grupo - Conhecer e compreender a estrutura e organização da sessão de treino, assim como as principais variáveis de controlo e construção da unidade de treino, orientada para grupos - Adquirir e desenvolver a capacidade de conduzir uma aula de grupo dentro dos tempos musicais, seguindo os procedimentos metodológicos específicos - Adquirir competências elementares de análise, comunicação e feedback em aulas de grupos, de modo a potenciar a prestação e aprendizagem dos seus participantes - Adquirir conhecimentos e competências elementares na utilização de diversos materiais e equipamentos nas diversas dinâmicas das atividades de grupo. - Desenvolver conhecimentos relativos às diferentes práticas genericamente associadas às atividades em grupo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na lecionação desta Unidade Curricular serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial, suportada pela análise da evidência existente. Operacionalizar-se-á ao longo do ano letivo vários momentos de aplicação de conhecimentos em contexto próximo da futura intervenção. A organização interna das aulas compreende momentos que poderão englobar os diversos métodos supramencionados. Existirão ao longo do ano, no regime de avaliação contínua, 11 momentos de avaliação, oito práticos, dois teóricos e um relatório que se estruturam da seguinte forma: Dois testes escritos: 30% (15% cada, a realizar no final de cada semestre) Duas avaliações práticas finais: 25% (12,5% cada) Seis avaliações práticas continuas: 30% (5% cada) Um relatório de observação e prática em contexto (OPC): 15%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ACSM (2025). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Teixeira, D.S, Cerca, L., Bastos, V. Rodrigues, F., Pereira, H.V. (2023). História do Fitness em Portugal: Uma Breve Revisão das Influências que Moldaram o Atual Panorama Nacional. Motricidade. Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não