-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Fitness IV enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente à Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro, não só avaliar física e funcionalmente indivíduos como prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis. Assim, o conhecimento no qual se baseia esta Unidade Curricular permitirá que os alunos consigam reconhecer e compreender o quando, o porquê e o como da aplicação dessas ferramentas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8665
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Conceito de treino funcional integrado 2 Avaliação Física e Funcional 2.1 Pré-avaliação e triagem 2.2 Avaliação de fatores de risco 2.3 Avaliação da composição corporal 2.4 Avaliação da aptidão muscular 2.5 Avaliação da mobilidade articular 2.6 Avaliação da aptidão cardiorrespiratória 2.7 Avaliação postural estática 2.8 Avaliação funcional 3 Prescrição do treino cardiorrespiratório 3.1 Métodos 4 Prescrição do treino de força 4.1 Métodos 4.2 Pontos chave para a construção de exercícios 4.3 Pontos chave para a construção de programas 4.4 Os 4 pilares do movimento 4.5 Estabilidade global e local 4.6 Contínuo da progressão em integração neuromuscular 4.7 Biomecânica aplicada ao exercício 4.8 Análise biomecânica de exercícios com resistências 5 Prescrição do treino de mobilidade articular 5.1 Métodos 6 Periodização do treino com base em padrões de movimento 6.1 Classificações de padrões de movimento 6.2 Conceitos gerais de periodização 6.3 Perspetivas de periodização 7 Contínuo corretivo da NASM
-
Objetivos
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: - avaliar física e funcionalmente indivíduos aparantemente saudáveis, escolhendo as ferramentas que se adequem à situação específica. - adotar um modelo de avaliação física e funcional, retirando dos resultados do mesmo os dados essenciais para a prescrição do exercício. - periodizar o treino para indíviduos aparentemente saudáveis, numa lógica baseada no movimento. - fazer a prescrição do treino cardiorrespiratório, de força e de mobilidade articular, em indivíduos aparentemente saudáveis. - adotar as progressões em integração neuromuscular mais adequadas ao contexto em que se encontra, sendo capaz de tomar as decisões corretas sobre a aplicabilidade do treino com caraterísticas mais analíticas ou mais integradas. - efetuar uma análise biomecânica de exercícios com o propósito de determinar quer a participação muscular quer a relação risco benefício dos exercícios.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas e práticas (expositivas, descoberta guiada; análise/resolução de estudos de caso). Avaliação contínua: - 2 testes (20% por teste) - 16 mini-testes com 5 perguntas sobre matéria da aula anterior (8%) - Observação e prática em contexto (12%) - avaliação da capacidade de aplicação dos instrumentos de avaliação física e funcional (20%) - trabalho de grupo com apresentação sobre prescrição do treino de um estude de caso (20%) Classificações dos vários elementos da avaliação contínua terão de ser superiores a 9,5 val. Se a média dos vários elementos for igual ou superior a 9,5 val. poderá ser realizada uma prova de recuperação para o elemento(s) com classificação inferior a 9,5 val. O aluno será excluído da avaliação contínua se estiver presente em menos de 70% das aulas. Avaliação por exame: - 1 teste (50%) - avaliação da capacidade de aplicação dos instrumentos de avaliação física e funcional (25%) - apresentação da prescrição do treino de um estude de caso (25%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American College of Sports Medicine. (2022). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th ed.). Philadelphia, United States: Wolters Kluwer. American College of Sports Medicine. (2013). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th ed.). Philadelphia, United States: Lippincott Williams & Wilkins. Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I. & Sutton, B. (2018). NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition). Burlington: Jones & Bartlett Learning. Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2014). NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised). Burlington: Jones & Bartlett Learning. Mil-homens, P., Correia, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da força; Volume 1. Princípios biológicos e métodos de treino. Cruz Quebrada: Edições FMH.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não