filmeu

Disciplina TPD II - Desportos Colectivos (Basquetebol, Futebol e Voleibol)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC procura fornecer uma visão global do universo dos Desportos Coletivos, dando a conhecer os princípios básicos dos desportos coletivos assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos das modalidades desportivas selecionadas pelos alunos. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a futura intervenção do aluno como monitor no que concerne o ensino dos desportos coletivos nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva e/ou animação desportiva).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No que diz respeito aos desportos coletivos abordados ? Basquetebol, Futebol e Voleibol: Caracterização quanto à sua estrutura e aspetos funcionais; Compreender as possibilidades formativas e educativas associadas à sua prática; Conhecimento das regras do jogo e suas adaptações no início do processo de ensino/aprendizagem; Metodologia e estratégias de ensino - o jogo (reduzido e condicionado) como motor essencial da aprendizagem; Caracterização dos exercícios e dos aspetos fundamentais a ter em conta na sua aplicação e condução; Fundamentos técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) específicos de cada modalidade; As duas grandes fases do jogo (ataque e defesa) - Princípios coletivos ofensivos e defensivos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em desportos coletivos visa habilitar os estudantes a: Conduzir o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes desportos coletivos, utilizando o jogo como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal; Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa); Dominar com desempenho satisfatório os gestos técnicos básicos/ações de jogo em contexto de jogo (e.g., 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5), Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino dos diferentes desportos coletivos. Dominar satisfatoriamente a metodologia para o ensino dos desportos coletivos, reconhecendo o jogo como o principal veículo de ensino dos desportos coletivos, definindo as estratégias a usar em função do nível dos praticantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, complementadas pela plataforma Moodle. A UC poderá ser realizada em avaliação contínua ou em exame de recurso (ver Instrumentos e Parâmetros de Avaliação). Dos três desportos coletivos propostos ? Basquetebol, Futebol e Voleibol, cada aluno escolhe dois. Os estudantes em avaliação contínua serão formalmente avaliados através da realização de uma frequência que incidirá sobre a matéria teórica dos dois desportos coletivos escolhidos. Os estudantes serão também sujeitos a uma avaliação prática por desporto escolhido. Os estudantes realizarão, para cada uma das modalidades selecionadas, uma avaliação formativa intermédia, via Moodle, cujos resultados definirão o conteúdo a abordar numa aula de revisões, prévia à realização da frequência. A nota final ponderada terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada um dos elementos de avaliação terá de ter classificação igual ou superior a 9.5 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Edições ANTB. Araújo, D. (2005). O contexto da decisão ? A ação tática no desporto. Visão & Contextos, Lda. Barreto, H. (2001). Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. Escola Nacional de Basquetebol. Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. FEFD. Edições ULHT. Gonçalves, J. (2009). Voleibol ? Ensinar jogando. Livros Horizonte. Lima, T. (2000). Saber treinar, aprende-se. Centro de Estudos e Formação Desportiva, IDP. Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva, FCDEF. Mesquita, I. (2014). Proposta metodológica para o ensino do voleibol. In Ensino dos Jogos Desportivos, FADEUP, pp.157-203. Queiroz, C. (1986). Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol. FPF. pp 69-92.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios