-
Apresentação
Apresentação
É uma UC fundamental focado na abordagem global e integrando o papel principal do treinador na promoção da saúde e desempenho dos atletas. Seu objetivo é equipar os futuros profissionais com os conhecimentos e habilidades essenciais para atuar como treinadores em competições de alto nível. Este curso é de importância fundamental dentro do ciclo de estudos porque faz a ponte entre a teoria e a aplicação prática. Ele combina conhecimento para 1) Entender a Carga de Treinamento, 2) Gerir o Desempenho Atlético e 3) Dominar a Análise de Dados. Em essência, este curso prepara o aluno não só como um treinador, mas também como um especialista em desempenho, capaz de aplicar a ciência para otimizar o potencial atlético e apoiar a saúde a longo prazo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-1081
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Riscos e benefícios associados à prática desportiva. Cientista do desporto e a performance desportiva. Modelo da carga de treino. Processos de fadiga e recuperação do esforço. Periodização para desportos individuais e coletivos - papel do cientista do desporto. Periodização para desportos individuais e coletivos - papel do cientista do desporto. Perfis de atleta e benchmarking. Recolha de dados relativos ao atleta - KPIs, Implementações tecnológicas e higiene dos dados. Recolha de dados externos e internos Analise de dados e apresentação de relatórios. Recuperação e sono. Treino em diferentes ambientes.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender os perfis dos atletas e o seu papel na otimização do desporto. Conhecer tecnologias de monitoramento, higiene, gestão de dados e como coletar, processar e analisar dados de desempenho de atletas (KPIs) com métodos científicos. Reconhecer os riscos e benefícios do desporto de alto rendimento e o papel do cientista do desporto. Compreender os efeitos dos ambientes de recuperação, sono e treino na saúde. Elaborar e apresentar relatórios de desempenho profissionais claros, colaborando com equipas multidisciplinares e comunicando informação técnica de forma acessível. Utilizar conhecimentos e dados científicos para resolver problemas práticos relacionados com treino, fadiga e desempenho, aplicando estratégias baseadas em evidências para melhorar os resultados desportivos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. Operacionalizar-se-á em momentos de reflexão e análise de dados e projetos associados a questões próximas da futura intervenção profissional. No regime de avaliação contínua, haverá um teste escrito (50% cada, a realizar no final do semestre), um trabalho de revisão da literatura (40%), e um miniteste de escolha múltipla realizado no final de cada aula (10%). Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 9,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de recuperação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. A referida prova de recuperação de um elemento será oral e realizar-se-á no final do semestre. O exame implicará a realização de uma prova escrita, prática e oral. A assiduidade deverá corresponder a 70% do número total de aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
French, D. N., Ronda L. T. (2022). NSCA Essentials of Sport Science. Champaign: Human Kinetics. ACSM (2025). Guidelines for exercise testing and prescription (12th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não