filmeu

Disciplina Saúde e Condição Física

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC trata a promoção da saúde através do exercício físico e da modificação dos estilos de vida, sustentada em evidência científica atualizada, refletindo a importância do sono, redução do sedentarismo e promoção da atividade física. A UC viabiliza uma aproximação às reais necessidades do treinador desportivo, bem como o da promoção da saúde no atleta, de acordo com a visão global e comumente aceite na comunidade científica de salutogénese e bem-estar associada ao exercício físico. A UC procura a extensão de conteúdos abordados em anos anteriores ao nível da prescrição e exercício em populações aparentemente saudáveis, aprofundando para o atleta jovem/adulto, havendo referência à prevenção de lesões e a gestão de patologias mais comuns em atletas. Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Atividade Física e Saúde 1.1. Inter-relação entre conceitos de atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde. 2. Benefícios associados à prática da Atividade Física 2.1. Vigilância epidemiológica da Atividade Física e do Comportamento Sedentário. 2.2. Métodos de avaliação da Atividade Física em crianças e adolescentes (métodos objetivos e subjetivos; vantagens e desvantagens). 3. Métodos de avaliação da Aptidão Física em atletas e não-atletas. 4. Riscos associados à atividade física/exercício físico. 5. Malefícios associados ao comportamento sedentário. 6. Importância do sono para a saúde. 7. Prescrição do exercício: 7.1. para a promoção saúde no atleta jovem. 7.2. para a promoção da saúde no atleta adulto. 8. Métodos de avaliação da aptidão física em crianças e sua associação com a saúde – FITEscola e FitnessGram. 9. Recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo. Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas às doenças crónicas mais prevalentes em atletas e a sua relação com a aptidão física. Compreender os malefícios do comportamento sedentário. Compreender os riscos associados à atividade física/exercício físico. Compreender a importância do sono na saúde e bem-estar. Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício na perspetiva de promoção da saúde do atleta saudável e do atleta com patologia associada.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. - Regime de avaliação contínua: frequência (60%), trabalho de grupo/apresentação oral (25%) e resolução de estudos-caso/tarefas de aula (15%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. The Cooper Institute for Aerobic Research. FITNESSGRAM - Manual de Aplicação de Testes (2009). 3ª Edição, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa. Malina, R., Bouchard, C. & Bar-Or, O. Maturation, Growth and Physical Activity (2004). 2nd Edition. Human Kinetics, Champaign, IL.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios