-
Apresentação
Apresentação
Esta UC trata a promoção da saúde através do exercício físico e da modificação dos estilos de vida, sustentada em evidência científica atualizada, refletindo a importância do sono, redução do sedentarismo e promoção da atividade física. A UC viabiliza uma aproximação às reais necessidades do treinador desportivo, bem como o da promoção da saúde no atleta, de acordo com a visão global e comumente aceite na comunidade científica de salutogénese e bem-estar associada ao exercício físico. A UC procura a extensão de conteúdos abordados em anos anteriores ao nível da prescrição e exercício em populações aparentemente saudáveis, aprofundando para o atleta jovem/adulto, havendo referência à prevenção de lesões e a gestão de patologias mais comuns em atletas. Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-1081
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Atividade Física e Saúde 1.1. Inter-relação entre conceitos de atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde. 2. Benefícios associados à prática da Atividade Física 2.1. Vigilância epidemiológica da Atividade Física e do Comportamento Sedentário. 2.2. Métodos de avaliação da Atividade Física em crianças e adolescentes (métodos objetivos e subjetivos; vantagens e desvantagens). 3. Métodos de avaliação da Aptidão Física em atletas e não-atletas. 4. Riscos associados à atividade física/exercício físico. 5. Malefícios associados ao comportamento sedentário. 6. Importância do sono para a saúde. 7. Prescrição do exercício: 7.1. para a promoção saúde no atleta jovem. 7.2. para a promoção da saúde no atleta adulto. 8. Métodos de avaliação da aptidão física em crianças e sua associação com a saúde – FITEscola e FitnessGram. 9. Recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento.
-
Objetivos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo. Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas às doenças crónicas mais prevalentes em atletas e a sua relação com a aptidão física. Compreender os malefícios do comportamento sedentário. Compreender os riscos associados à atividade física/exercício físico. Compreender a importância do sono na saúde e bem-estar. Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício na perspetiva de promoção da saúde do atleta saudável e do atleta com patologia associada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. - Regime de avaliação contínua: frequência (60%), trabalho de grupo/apresentação oral (25%) e resolução de estudos-caso/tarefas de aula (15%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. The Cooper Institute for Aerobic Research. FITNESSGRAM - Manual de Aplicação de Testes (2009). 3ª Edição, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa. Malina, R., Bouchard, C. & Bar-Or, O. Maturation, Growth and Physical Activity (2004). 2nd Edition. Human Kinetics, Champaign, IL.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não