-
Apresentação
Apresentação
O Atletismo é uma modalidade desportiva fundamental no processo da formação desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras básicas como o correr, lançar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, força e resistência. Os conhecimentos, competências e aptidões adquiridas proporcionam bases para intervenção do profissional de Educação Física e do Treinador Desportivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15858
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação da Modalidade As diferentes disciplinas do Atletismo; Aspetos regulamentares das provas de Atletismo; Escalões etários; Quadros competitivos. Organização da carreira desportiva no Atletismo Princípios básicos da organização da carreira desportiva; Definição de conteúdos e objetivos da Etapa de Iniciação; Etapa de Aprendizagem; Etapa de Formação; Etapa de Especialização; Etapa de Rendimento. A Importância das Provas Combinadas nos Jovens Princípio da multilateralidade e os perigos da especialização precoce; Benefícios da formação multidisciplinar no Atletismo. Controlo e Avaliação do Treino com Jovens Definição das capacidades condicionais a avaliar; Construção de uma bateria de testes; Definição dos momentos de avaliação; Realização da bateria de testes. Planeamento do Treino com Jovens Caracterização e avaliação dos atletas; Definição de objetivos e estratégias; Planeamento anual do treino.
-
Objetivos
Objetivos
Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento; Início da especialização no ensino e treino do Atletismo; Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em Atletismo; Pretende-se que o estudante adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados à realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lançar. FPA. Lisboa. IAAF, Kids Athletics. (2000). Um evento em equipa para crianças. Proença, J. (1982). A Observação e Intervenção do Professor. Ludens, Vol. 7, n.º 1, Out./Dez. Real Federación Española de Atletismo. (2004). Jugando al atletismo. Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT. Rius Sant, Joan. (2008). Metodología y Técnicas de Atletismo. Ed. Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não