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Disciplina Ténis (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento histórico e organizativo desta modalidade. Aprendizagem da metodologia de ensino-aprendizagem e do treino no âmbito da Iniciação ao ténis, assim como de várias técnicas bases do ténis. Aquisição de conhecimento e competências sobre planeamento, organização, condução e avaliação de atividades competitivas para jovens jogadores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Aspetos históricos e antropológicos da modalidade. 2. Estrutura organizativa do ténis a nível nacional e internacional. 3. Aquisição e domínio de razoáveis níveis de execução segundo os modelos técnicos e táticos atuais, em situação de prática formal. 4. O Processo ensino-aprendizagem e aspetos didático-metodológicos.. 4.1 Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja) 4.2 Progressões de jogo 5. Planeamento do treino de jovens jogadores. 6. Organização do treino de jovens jogadores. 7. Condução do treino de jovens jogadores. 8. Avaliação do treino de jovens jogadores. 9. Organização competitiva para jovens jogadores  
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a modalidade do ponto de vista histórico e organizativo, a nível nacional e internacional. Dominar a metodologia de ensino-aprendizagem e treino no âmbito da Iniciação ao ténis. Descrever e executar, em exercício individual, as várias técnicas base do ténis. Aquisição das competências e conhecimentos básicos para planear, organizar, conduzir e avaliar programas e sessões de treino para jovens jogadores.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Avaliação contínua: Os alunos concretizam 1 ou 2 frequências e 1 trabalho de grupo/individual e devem comparecer a um mínimo de 75% das aulas práticas, nas quais são colocados perante tarefas de resolução de problemas específicas da sua área de especialização. A classificação final é: 30% Frequências + 10% Trabalho de Teórico (individual/grupo/) + 60% Avaliação prática. Todas as componentes da avaliação têm que ser iguais ou superiores a 9,5 valores e a nota final tem que ser igual ou superior a 10 valores. Avaliação por exame: Avaliação escrita na qual constem os temas de carácter teórico e prático desenvolvidos nas diferentes modalidades desportivas e avaliação prática na qual o aluno demonstra o domínio das diferentes ações técnicos e táticas, características de cada desporto e avaliação oral, de acesso com nota mínima de 9.5 valores, quer na prova escrita quer na prova prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Crespo, M.; Granitto, G.; Miley, D. (2005). Developing Young Tennis Players. ITF London.7.     Crespo, M., & Reid, M. (2009). Coaching beginner and intermediate tennis players. London: The               International Tennis Federation, ITF Ltd. ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London. Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British        Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768. Tennant, M. (2009). Play Tennis manual. ITF, London. Unierzsky, P. & Crespo, M. (2007). Review of modern teaching methods for Tennis. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 7(3), 1-10.  
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