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Apresentação
Apresentação
Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que tem como o seu campo de ação no desempenho da atividade profissional de treinador especializado na modalidade de Andebol, independente da sua área de intervenção no sistema educativo (educação física e desporto escolar) e/ou sistema desportivo (federado ou não). O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em dois pilares: no plano nacional de formação de treinadores de Andebol definido pelo IPDJ e na evidência científica (teórica e aplicada) sobre o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura), o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem do atleta) e como (se pode) ensinar (meios de ensino). A relevância desta unidade curricular é determinante pela necessidade e pelo reconhecimento do treinador de Andebol na sociedade que atua com os valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-15974
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- CARACTERIZAÇÃO DO JOGO
- CARACTERIZAÇÃO ESPECIFICA DO JOGO DE ANDEBOL
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CARACTERIZAÇÃO DA ETAPA ELEMENTAR
- ATUALIZAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO E REGULAMENTOS ESPECÍFICOS
- REGRAS DO JOGO DE ANDEBOL
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REGULAMENTOS ESPECÍFICOS
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APLICAÇÃO DOS MEIOS DE ENSINO DO JOGO NO PLANEAMENTO
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JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
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EXERCÍCIOS
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JOGO
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COMPONENTES DO JOGO
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TÁTICA INDIVIDUAL, GRUPAL E COLETIVA
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MÉTODOS E SISTEMAS DE JOGO
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SISTEMAS DEFENSIVOS E SISTEMAS OFENSIVOS
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AÇÕES COLETIVAS OFENSIVAS E DEFENSIVAS
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- CARACTERIZAÇÃO DO JOGO
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Objetivos
Objetivos
- Utilizar linguagens e técnicas de informação e comunicação próprios do Andebol e adequados às diferentes situações da sua intervenção profissional
- Dominar e relacionar os conteúdos de Teoria do Treino do Andebol nos planos histórico, técnico, táctico e organizativo
- Organizar o processo de treino e prescreve programas de treino, aplicando crítica e adequadamente, de forma integrada, saberes próprios do Andebol e saberes transversais multidisciplinares e interdisciplinares
- Planeiar, gerir, avaliar, e simular o controlo do processo de treino pela promoção de actividades de aprendizagens no quadro do conhecimento científico e pedagógico da modalidade de Andebol
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes são preparados para aplicar os seus conhecimentos e competências junto dos distintos elementos da comunidade (educativa, desportiva e académica) através de atividades competitivas e formativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Bayer, C. (1994). O ensino dos deportos colectivos. Lisboa, Dinalivro.
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Daolio, J. (2008). Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10(4), 99-104.
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Federação de Andebol de Portugal (2016). Livro de Regras. Edição de 1 de março de 2022. FAP.
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Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada.
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Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não