-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área do Treino potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-16164
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O papel do treinador 2. Desenvolvimento a longo prazo do jogador de ténis 3. Treino mental para jogadores de nível intermédio 4. Definição de objetivos para jogadores intermédios 5. Estratégia e tática para jogadores intermédios: 5.1 Os fatores que influenciam o desempenho em competição 5.2 Princípios de estratégia e tática em jogos de singulares 5.3 Os estilos de jogo, sua definição e como ultrapassar 5.4 As fases do jogo 5.5 A tática nas cinco situações de jogo 5.6 O jogo de percentagem 6. Princípios de biomecânica aplicada ao ténis 7. Técnicas avançadas: 7.1 Técnica de direita 7.2 Técnica de esquerda 7.3 O serviço 7.4 O vólei e suas variações 7.5 O “smash” e suas variações 8. Movimentação e deslocamento específico. 9. Diagnóstico e correção técnica 10. Metodologia de ensino aplicada ao ténis 11. Planeamento do treino 12. A sessão de treino 13. O jogo de pares: . Estratégia e tática para o jogo de pares 14. Ténis feminino 15. Prevenção de lesões 16. Nutrição 17. Capacidade física
-
Objetivos
Objetivos
Dominar a metodologia de ensino-aprendizagem e treino no âmbito do jogador intermédio. Descrever e demonstrar as várias técnicas do ténis. Aquisição das competências e conhecimentos para planear, organizar, conduzir e avaliar programas e sessões de treino para jogadores intermédios. Aquisição das competências e conhecimentos para planear, organizar, conduzir e avaliar atividades competitivas para jogadores intermédios.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C. (2008). O sucesso no Ténis. Edição do autor. Coutinho, C (2016). Inside Out – Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis. Fernandez-Fernandez, J., Kinner, V., & Ferrauti, A. (2010). The physiological demands of hitting and running in tennis on different surfaces. J Strength Cond Res, 24(12). Ferrauti, A., Kinner, V., & Fernandez-Fernandez, J. (2011). The Hit & Turn Tennis Test: an acoustically controlled endurance test for tennis players. J Sports Sci, 29(5), 485-494. Mendez-Vilanueva, A., Fernandez-Fernandez, J., Bishop, D. Fernandez-Garcia, B & Terrados, N. (2007). Activity patterns, blood lactate concentrations and rating of perceived exertion during a professional singles Tennis tournament. British Journal of Sports Medicine, 41, 296-300. Reid, M., & Schneiker, K. (2008). Strength and conditioning in tennis: current research and practice. [Review]. J Sci Med Sport, 11(3)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não