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Apresentação
Apresentação
O futsal sendo um jogo desportivo coletivo que visa a cooperação entre os elementos constituintes da equipa com o objetivo de alcançar a vitória no final do jogo. Para existir uma melhor cooperação, o líder elabora um conjunto de procedimentos que levam à obtenção do objetivo. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-16389
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnico-Tático do futsal 1. História do jogo de futsal 2. O futsal como desporto coletivo 3. Princípios e fundamentos do futsal 4. Ações do jogo 5. O ensino do jogo de futsal 6. Posturas de prontidão desportiva do guarda-redes Metodologia do treino em futsal 1. Rendimento desportivo 2. Capacidades motoras 3. O treino com jovens 4. Organização e planificação do treino 5. Microciclo de treino 6. Sessão de treino 7. Exercício de treino Psicologia aplicada ao futsal 1. Motivação e filosofia do treinador 2. Relação treinador-jogador 3. Reflexão pessoal do treinador Arbitragem e leis de jogo 1. Arbitragem 2. A arbitragem no seio da AF 3. Leis de jogo Gestão e Organização do futsal 1. Função Social de um clube de futsal 2. Raízes do futsal 3. Organização de atividades e procedimentos administrativos
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Objetivos
Objetivos
1. Identificar momentos históricos do processo de desenvolvimento do jogo de futsal; 2. Identificar os diversos momentos do jogo bem como os seus princípios e fundamentos. 3. Planificar em função das necessidades especificas da equipa e da fase de desenvolvimento 4. Reconhece as caraterístcas das diferentes ações do jogo e efetua exercícios para o seu desenvolvimento; 5. Identifica as ações mais relevantes para o treino do guarda-redes; 6. Identifica e elabora exercícios adequados ao desenvolvimentos das capacidades motoras; 7. Conceber um plano de formação a longo prazo, descrevendo os seus aspetos fundamentais; 8. Identificar e adotar estratégias de comunicação e motivacionais; 9. Identificar a área de intervenção do órgão de arbitragem; 10. Reconhecer as diferentes Leis de Jogo; 11. Assinala os constrangimentos para a organização, planeamento e realização de atividades;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas, teóricas-práticas e aulas de ensino prático/trabalho de campo. Utilizar-se-à o sistema b-learning (moodle) com suporte para a disponibilização de material didático e para forum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de concretizar duas frequências e duas avaliações práticas. A classificação final é obtida por: 0.2*Frequência+0.5*Avaliação prática+0.3*Discussões. Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; etc). Na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andrade, M. (2018) – Futsal da formação ao alto rendimento – Carlos Barbosa – RS. Balyi, I., & Hamilton, A. (2004). Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic Coach, 16(1), 4-9. Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Braz et al (2021) - Futsal - Os Fundamentos do jogo – FPF. Infinito Particular, Lisboa. Braz et al (2021) - Futsal – Guarda-redes, um posto específico – FPF. Infinito Particular, Lisboa. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I. FIFA (2020-2021) - Leis de jogo de Futsal. FPF (2024). Regulamento de cetificação de clubes. Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA. Serpa, S. Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não