filmeu

Disciplina Judo (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como principais objetivos de aprendizagem: (1) Dotar os alunos com conhecimentos técnicos de Judo na área da sua intervenção desportiva, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações complexas do combate; (2) Compreender o valor educativo do Judo e dos desportos de combate na formação dos alunos; (3) Conseguir a segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, na introdução à abordagem do Judo e do combate; (4) Conhecer as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino; (5) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição, nas etapas de formação do judoca;  (6) Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de combate de Judo e na transição para o combate no solo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Caracterização do esforço específico no Judo: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e táticos e da preparação teórica. 2. Fundamentos da periodização do treino e sua aplicação no Judo: elementos estruturais e respetivas funções. 3. Efeitos do treino: Monitorização da carga, tipos e meios de controlo e avaliação. 4. Estudo e análise comparativa da organização de diferentes Modelos de planeamento do treino e competição nas várias etapas da formação do judoca. 5. Planeamento de conceptual e estratégico (conceito, natureza, objetivos, meios, princípios e etapas). 6. Técnicas de Judo: 6.1. Quedas; 6.2. Imobilização (OSAEKOMI-WAZA); 6.3. Luxação (KANZETSU-WAZA); 6.5. Projeção (NAGE-WAZA): Binário de forças, alavanca e contra-ataques;  6.6. Pegas e Deslocamentos (Diferentes tipos de Kumikatas e deslocamentos) 6.7. Princípios do combate no Solo e de Pé e competição.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender, fundamentar e desenvolver um plano plurianual e de competição, numa perspetiva sistémica implicando um amplo conjunto de elementos integrantes do processo de treino. Dominar as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino e competição e aplicar os conceitos de unidade, complexidade e totalidade. Interrogar e estabelecer as relações e interações entre as habituais componentes do treino, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas, cognitivas e psicológicas. Compreender, estabelecer e tornar consequente a permanente interação entre objetivos, processos, metodologias, resultados e avaliação. Competência para planear o desenvolvimento individual e da equipa a curto, médio e longo prazo na formação do jovem judoca. Executar e dominar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de Judo e na transição para o combate no solo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de vídeos, utilização de fichas de observação e análise de desempenho da execução técnica e do Randori. Utilização de diferentes meios pedagógicos e de materiais com metodologias inovadoras e e de suporte ao ensino aprendizagem.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-term athlete development. Champaign, IL: Human Kinetics. Broussal-Derval, A. (2021). Training and Conditioning for Judo. 4ª Trainer Edition. USA. Human Kinetis. ISBN:978-1-4925-9794-0(print). Garcia, J. (2012). Rendimiento en Judo. Editorial Virtual Sports. Franchini, E., Del Vecchio, F., Matsushigue, K., & Artioli, G. (2011). Physiological Profiles of Elite Judo Athletes. Sports Medicine, 41(2), 147-166. F.F.J.D.A., Autores vários (2001). Méthode Française d´Enseignement du judo-jitsu. Paris: FFJDA. Monteiro, L., Massuça, L.M., Ramos, S., Garcia-Garcia, J. (2024). Neuromuscular Performance of World-Class Judo Athletes on Bench Press, Prone Row and Repeated Jump Tests. Appl. Sci., 14, 2904. https://doi.org/10.3390/app14072904. Veloso, R., Cachada, J. M., & Aranha, A. (2010). Uma Abordagem Didáctica ¿ Ideias e Sugestões de Trabalho. Vila Real: UTAD.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios