-
Apresentação
Apresentação
As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientacoes educativas e dos procedimentos pedagogicos fundamentais associados a um ensino de profissionais de educacao fisica, desporto e exercicio e bem-estar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-200
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contextualization of the concept of teaching quality in Physical Education and Sport (PES), focusing on educational guidelines and the identity of Physical Education from a socio-critical perspective. Analysis of the state of the art on pedagogical effectiveness in PES and associated values. Exploration of the Spectrum of Teaching Styles in PES, based on the theoretical premises of Muska Mosston's Teaching Styles Model, including the concepts of style anatomy, cognitive barrier, consent, cognitive dissonance, and developmental channel. Characterization of convergent and divergent teaching styles. Discussion of principles and classroom management procedures that promote pedagogical success, addressing teaching techniques in the dimensions of instruction, management, climate, and discipline.
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecer as diferentes orientacões educativas em Educação Física e Desporto. 2. Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica no ensino das atividades fisicas e desportivas nos diferentes contextos do exercicio profissional. 3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as te¿cnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando a participação em atividades práticas, discussões e resolução de problemas. Com a sala de aula invertida, a teoria é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula se concentre no trabalho em grupo, análise de cenários reais e uso de recursos multimídia. A avaliação pelos colegas e a aprendizagem baseada em projetos aprimoram o pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carreiro da Costa, F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 3(2), 19-32. Gomes, L., Martins, J., & Carreiro da Costa, F. (2017). Estilos de ensino em educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Muska, M., & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education. First online edition. Retrieved from https://spectrumofteachingstyles.org.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim