-
Apresentação
Apresentação
Proporcionar os elementos necessários à organização e desenvolvimento da uma formação científica e pedagógica na área do Padel, num contexto de nível avançado da modalidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-25173
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Analise Técnica: Caracterização dos níveis, principais preocupações e técnicas e táticas e erros no nível 1 Analise Tática: Principais princípios táticos e objetivos, estilos de jogo, tática no jogo feminino e masculino e a lateralidade. Análise de performance: Estatística e analise de jogo Metodologia do treino físico especifico 3: Trabalho de força e biomecânica avançada Psicologia: Treino mental, liderança, comunicação e negociação, exercícios e variáveis psicológicas Metodologia e Didática do Padel 3: Planeamento da época nos níveis 1 masculino e feminina. Planeamento da Época Desportiva em contexto real no nível 1 Masculino e Feminino Organização da Sessão de Treino no nível 1 Desenvolvimento do Padel
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimento ao nível da Analise Técnica, da Analise Tática, da Análise de performance, da Metodologia do treino físico especifico, da Psicologia, da Metodologia e Didática do Padel, do Planeamento da Época Desportiva em contexto real no nível 1 Masculino e Feminino, Organização da Sessão de Treino no nível 1, Desenvolvimento do Padel e de Atividades complementares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnologicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemovel.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos. Alfaro, S. (2014). Fundamentos del Padel. Edições Paidotribo. Balyi, I., & Hamilton, A. (2004). Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic Coach, 16(1), 4-9. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I. Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50. Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, (2020). Referenciais de Formação – Grau II. Retrieved from https://ipdj.gov.pt/catalogo-referenciais-de-formacao Reid, M., & Schneiker, K. (2008). Strength and conditioning in tennis: current research and practice. J Sci Med Sport, 11(3). Roza, A. (2013). Lesiones en el padel. Lantia Publishing. Vázquez, J. (2018). Entrenamiento De Pádel. Wanceulen Editorial S.L.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não